Novos Laços: servidores recém-empossados manifestam gratidão pelo acolhimento no PJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Novos Laços: servidores recém-empossados manifestam gratidão pelo acolhimento no PJSC
17 Novembro 2021 | 14h56min
  • Servidores

A primeira edição do “Novos Laços - Programa de Acolhimento e Ambientação Funcional”  foi concluída na última sexta-feira (12), com a participação exitosa dos 13 novos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), empossados no dia 8 de novembro.

Foram cinco dias de atividades, divididas em três fases (Acolhimento; Ambientação; e Sistemas Administrativos e Judiciais), nas quais os participantes puderam interagir entre si, conhecer a estrutura do PJSC, direitos, deveres, projetos institucionais e sistemas judiciais e administrativos. Ao final, os novos servidores manifestaram satisfação pelo aprendizado e pela troca de experiências no período de acompanhamento pela equipe do programa Novos Laços.

De acordo com o gerente do projeto, Raphael Jaques de Souza, “o Novos Laços cria um ambiente favorável para que os novos servidores do Poder Judiciário iniciem as atividades em suas unidades mais seguros e confiantes, além de proporcionar a obtenção de informações mais ágeis para a resolução de dúvidas que venham a ocorrer, pela visão macro que obtiveram da instituição ao longo da semana de imersão”.

O programa Novos Laços é uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) com apoio da Presidência, cujo objetivo é acolher servidoras e servidores recém-chegados ao Judiciário, com a finalidade de auxiliá-los na adaptação ao novo ambiente de trabalho e nas atividades que serão desempenhadas.

Confira alguns depoimentos:

O programa Novos Laços possibilitou um cordial 'boas-vindas' mesmo em meio às adversidades e peculiaridades trazidas pela pandemia. A primeira impressão transmitida foi a de um ente público que valoriza seus servidores, proporcionando-lhes meios adequados de trabalho, bem como uma imensa gama de possibilidades de ascensão na carreira e de crescimento intelectual e emocional.

Enfim, o que foi transmitido pela experiência do programa Novos Laços coaduna com minha expectativa para essa nova etapa da vida, qual seja: aprender, crescer e fazer o melhor possível para oferecer um trabalho de qualidade, que possibilite tornar a minha vida e a vida das pessoas com quem convivo, o mais leve, fluida e agradável possível. Cintia de Almeida Machado, comarca de Itajaí

 

O nome do programa não poderia ser outro senão Novos Laços. Ele superou todas as minhas expectativas. Concluo esta semana externando minha gratidão a toda equipe que idealizou, desenvolveu e que, de alguma forma, contribuiu para que este projeto se concretizasse da melhor forma, em especial, meu padrinho Raphael, ao Marcelo e a tantos outros colegas que conhecemos ao longo do programa. Muito obrigada por compartilharem conosco seus conhecimentos e experiências dentro do PJSC. Espero revê-los em breve. Viviane Torrens Klein, comarca de Joinville (Fórum Central)

 

Achei que foi uma ótima integração, pudemos ver como funciona o tribunal, saber mais dos nossos deveres, direitos e como requerê-los. Proporcionou um conhecimento que até mesmo servidores que já faziam parte do quadro funcional não sabiam especificamente como funcionava. Me senti acolhida e bem-vinda no Tribunal, proporcionando todos os meios para um bom trabalho e crescimento.

Gostaria também de agradecer a todos pelo empenho no programa e nas conversas que tiveram conosco, pela solicitude e esclarecimento de todas as dúvidas. Principalmente ao Raphael e ao Marcelo, que estiveram todos os dias presentes e fizeram todo o possível para termos um bom início e nos sentirmos valorizados. Karen Willers Miotto, comarca de Araquari

 

O Programa Novos Laços consegue compreender e auxiliar o servidor no aspecto individual , quando aborda temas como saúde física, emocional e financeira; e também no aspecto coletivo, quando explana o funcionamento e estrutura do Poder Judiciário catarinense.

A exposição do conteúdo seguida de diálogo gera ao novo integrante um sentimento de pertencimento e de capacidade de contribuir também. Acredito que há um círculo virtuoso, já que quando há um Judiciário comprometido em receber e auxiliar o novo membro de forma didática e esclarecedora; há retribuição por parte dos servidores, que exercerão suas atribuições com todo empenho, tornando, assim, o Judiciário mais eficiente e comprometido. Rahissa Vieira Pithan, comarca de Tijucas

 

Só tenho a agradecer a todos e todas integrantes do Programa Novos Laços, em especial à Débora (minha madrinha), ao Raphael e ao Marcelo (que nos conduziram ao longo dessa semana). O programa me surpreendeu positivamente. Foi um momento de ambientação e aprendizado que eu nunca havia experimentado anteriormente. Acho importantíssimo que os novos servidores sejam vistos e compreendidos como pessoas que possuem suas angústias, expectativas e receios frente ao novo cargo público. A abordagem sobre o PJSC e o contato com os servidores me gerou a primeira impressão de que é um excelente lugar para se trabalhar, com pessoas empenhadas em servir ao público e humanizar a relação entre servidor e instituição. Tudo o que foi conversado ao longo do programa foi de extrema importância para minha ambientação. Espero que o programa continue dando excelentes frutos e despertando Novos Laços. Luciano Roberto Gulart Cabral Júnior, comarca da Capital (Fórum Central)

 

A hora que falaram que eu iria tomar posse e participar de um programa de "imersão" eu não acreditava! Logo na nossa vez esse "trem"? Hoje saio agradecido. Que agraciados que fomos! Vida longa à nossa trajetória no TJSC! Esse Tribunal acolhedor, formado por pessoas de competência e coração. Obrigado, pessoal! Renan Clivati, comarca de Fraiburgo

 

O programa foi muito instrutivo e bem estruturado. A dinâmica apresentada permitiu o contato com bastante conteúdo e ajudou a esclarecer muitas dúvidas. Foi uma semana de grande valia, pois resolveu muitos detalhes que podem atrapalhar o início do trabalho em si. Deu uma visão geral de nossos direitos, deveres e de como funciona o Tribunal internamente.

Parabenizo e agradeço a toda a equipe responsável pelo programa, em especial aos organizadores Raphael e Marcelo, que deram total atenção aos novos servidores. Esse atendimento foi especial e deixou uma ótima impressão. Programas como esse demonstram um importante carinho da empresa com seus servidores. Não é à toa que o Tribunal de Santa Catarina possui destaque nacional. E eu tenho orgulho de agora fazer parte dessa equipe também. Rafael Alberto da Silva, comarca de Blumenau (Fórum Universitário)

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080