Projeto Memórias dá vez e voz aos personagens da história do Poder Judiciário de SC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Projeto Memórias dá vez e voz aos personagens da história do Poder Judiciário de SC
29 Outubro 2021 | 13h55min
  • Aniversário

O projeto “Memórias da Justiça no Estado de Santa Catarina”, que tem entre seus objetivos valorizar a memória e a experiência dos magistrados e servidores que aqui atuaram, bem como preservar sua memória institucional e compartilhar com a sociedade, por meio de vídeos, as diversas experiências dos profissionais do PJSC, inicia nova fase a partir da próxima quarta-feira (3/11), com a exibição de entrevistas em áudio e vídeo com importantes personagens desta história que acaba de completar 130 anos. A criação e a organização de banco de dados com entrevistas realizadas com magistrados e servidores aposentados do PJSC é trabalho conjunto da Diretoria de Gestão Documental e Memória (DGDM) e do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do Tribunal de Justiça. Veja o teaser preparado para adiantar um pouco do conteúdo que em breve estará disponível em nossos canais.

“A memória de uma instituição não se mantém preservada apenas no interior dos arquivos e dos museus. Além dos documentos e objetos selecionados para a preservação da história do TJSC, é necessário atentar para a memória das pessoas que trabalharam nas instituições. Nem sempre os documentos preservados (correspondências, processos, publicações, fotografias, móveis e outros objetos) contemplam todos os detalhes do cotidiano de uma grande instituição. Muitas informações permanecem apenas com as pessoas que por muitos anos trabalharam nesses locais”, explica o historiador Adelson André Brüggemann, chefe da Divisão de Documentação e  Memória do Judiciário, da DDI, e responsável pela coordenação dos trabalhos.

A maior parte das entrevistas, lembra Adelson, ocorreu nas dependências do Museu do Judiciário Catarinense. Não sem razão. “Trata-se de um local que instiga reflexões sobre o passado do PJSC, proporcionando aos entrevistados e à equipe do Museu um ambiente agradável e mais descontraído para a realização das gravações”, garante o historiador. A execução do projeto teve início no segundo semestre do ano de 2015. Foram ouvidos 12 ex-presidentes do TJ e dois servidores já aposentados.

“As entrevistas são verdadeiras aulas de história, tanto da vida privada dos entrevistados, os quais foram testemunhas de importantes mudanças na sociedade brasileira ao longo da segunda metade do século 20 e início do 21, quanto da vida pública das instituições catarinenses. Elas configuram, portanto, uma bela oportunidade para refletir sobre o presente e a importância das instituições na sociedade contemporânea”, observa Adelson.

Desse modo, acrescenta, torna-se importante, quando se lança luz sobre o acervo de documentos e a história do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, contar com informações preservadas na memória de magistrados e de servidores aposentados do PJSC. A gravação e a disponibilização dessas entrevistas na internet, conclui, contribuirá sobretudo para que toda a sociedade conheça o processo histórico e a importância do PJSC para a sociedade catarinense.

Calendário de disponibilização:

29/10 - exibição do teaser

3/11 - Des. Tycho Brahe e Des. João Martins


 

10/11  - Des. Xavier Vieira e Des. João José  Ramos Schaefer


 

17/11 - Des. Amaral e Silva e Min. Jorge Mussi


 

24/11 - Des. Pedro Abreu e Des. Francisco Oliveira


 

1/12 -  Des. Trindade dos Santos e Des. Nelson Schaefer


 

8/12 - Des. Torres Marques e Des. Rodrigo  Collaço


 

15/12 - Servidores Jaime Sprícigo e Célia Buck


 

 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080