Voltar Trajetória de sucesso do PNC é destacada em formatura de jovens no Vale do Itapocu

Com olhares atentos e emocionados, 39 jovens dos serviços de acolhimento da região do Vale do Itapocu – que compreende as comarcas de Jaraguá do Sul e Guaramirim – participaram nesta semana (21/11) da cerimônia de encerramento das atividades de 2023 do programa Novos Caminhos. Durante a solenidade foram entregues os diplomas para aqueles que concluíram as oficinas de fotografia, barbearia, moda, sorrisos e reforços escolares de matemática. Na mesma ocasião receberam homenagens as empresas que empregaram os jovens e que apoiam a iniciativa, bem como os voluntários.

O desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, coordenador do Novos Caminhos, parabenizou os formandos e agradeceu aos empresários que acreditam na iniciativa e colaboram para o sucesso do programa.

Em seu momento de fala, a juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, titular da Vara da Infância e Juventude e Anexos da comarca de Jaraguá do Sul, destacou que ao mesmo tempo em que o Novos Caminhos completa 10 anos de implementação, o programa ganha visibilidade nacional por meio da Diretriz Estratégica n. 11, da Corregedoria Nacional de Justiça/CNJ, que prevê a necessidade de desenvolver protocolos institucionais entre tribunais, entidades da sociedade civil, instituições de ensino, empreendedores e empresários, com o objetivo de viabilizar o processo de desinstitucionalização do jovem que vive em casa de acolhimento ao completar 18 anos.

“Trata-se de um programa visionário que possui importância vital no processo de desligamento de jovens acolhidos das respectivas instituições de acolhimento, nas quais foram inseridos pelo Estado com o único propósito de protegê-los. Somente unindo forças para capacitar e garantir a autonomia de jovens que por muito tempo foram privados dos seus direitos mais básicos e que, muitas vezes, tiveram a oportunidade de conviver com adultos funcionais somente dentro da instituição de acolhimento, é que conseguiremos reverter situações de violação de garantias e direitos daqueles a quem, de acordo com nossa Constituição da República, devemos tratar com prioridade absoluta. Por essas razões, a empregabilidade desses jovens torna-se vital a fim de que possam sustentar-se e reconstruir suas vidas após a maioridade, mesmo em caso de impossibilidade de retorno à família de origem ou de colocação em família substituta”, enfatiza a juíza.

Célio Bayer, vice-presidente regional da FIESC na região do Vale do Itapocu, ressaltou a importância da parceria com o Poder Judiciário e com as demais entidades que integram o programa Novos Caminhos.

"Os resultados são extremamente positivos, e com o suporte do Tribunal de Justiça, da Associação de Magistrados e do setor empresarial, o programa tem avançado muito em todo o estado e, de modo particular, em nossa região. Há para o próximo ano um grande desafio, no sentido de ampliarmos as oportunidades de ingresso destes jovens acolhidos no mundo do trabalho. Eles estão sendo preparados e capacitados, mas precisam da primeira oportunidade para que, ao completar a maioridade, tenham a perspectiva de um emprego com carteira assinada e estejam qualificados para se tornarem profissionais reconhecidos em suas áreas de interesse", assinala Célio Bayer. Para isso, reforça, cada vez mais é importante a adesão de empresas da região a fim de ampliar as oportunidades a estagiários ou jovens aprendizes. ”Contamos cada vez mais com esse apoio e com o senso de responsabilidade social tão presente nos nossos empresários”, completa.

Nesta linha, o Novos Caminhos tem como propósito transformar a realidade dos jovens atendidos para que conquistem uma vida digna e autônoma, e como desafio inserir o maior número possível deles no mercado de trabalho. Por conta disso, como forma de reconhecimento, as 10 empresas da região que contrataram os jovens do programa foram homenageadas durante a cerimônia com o título de “Empresa Cidadã”. Outras 20 receberam a certificação de “Empresa Amiga” – aquelas que, por meio de ações voluntárias, destinam aos serviços de acolhimento bens ou serviços em benefício dos acolhidos.

Inspirada pelo trabalho realizado, a interlocutora do Novos Caminhos no Tribunal de Justiça na região do Vale do Itapocu, Ana Paula Fardin Soares, escreveu um acróstico sobre o programa – poesia em que as primeiras letras (às vezes, as do meio ou do fim) de cada verso formam, em sentido vertical, um ou mais nomes ou um conceito –, que foi lido durante a solenidade. “O que me levou a criar o acróstico PROGRAMA NOVOS CAMINHOS foi poetizar a necessidade urgente de transformação da sociedade, transformação que não se pode delegar para o outro. Cada um de nós precisa se conscientizar de que este é um papel de todos e tudo tem que começar pela educação. O Novos Caminhos é um programa de transformação e está em nossas mãos este trabalho tão edificante e necessário, precisamos e devemos aproveitar a oportunidade que nos foi dada pela Justiça de Santa Catarina e parceiros."

O evento contou ainda com palestra do escritor paulista e compositor de trilhas musicais Álvaro Fernando, convidado da FIESC. Durante a explanação, Álvaro falou sobre o tempo e a importância de focar no presente, não se arrepender do passado e não ficar ansioso com o futuro. Para tornar o encontro mais atrativo e interativo, o palestrante promoveu um bate-papo prévio individual com os jovens e levou esse conteúdo para a apresentação. “Coloco frases, vídeos e fotos deles, pois sei que ficam mais interessados quando se veem na tela. E mostro também o quanto aprendi com eles”, finaliza.

Oficina de Nutrição no PNC

Novamente os programas Conexão + Saúde, Eu Voluntário e Novos Caminhos uniram forças para levar conhecimento a crianças, adolescentes e cuidadores do serviço de acolhimento de Itá, na região do Alto Uruguai. No último dia 11, o sábado foi dedicado à oficina de nutrição. Além de informações sobre os benefícios de uma alimentação saudável, todos aprenderam novas receitas para incrementar o dia a dia.

Oficina de nutrição.
 

O encontro foi conduzido pela nutricionista voluntária Mayara Casagrande. A profissional desenvolveu atividades interativas que visavam conscientizar os participantes sobre a importância dos alimentos. A dinâmica envolveu a classificação dos mantimentos em categorias, destacando suas funções como reguladores, energéticos e construtores.

Criança picando fruta.
 

Além das atividades educativas, eles tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam. Juntos, prepararam uma salada de frutas, explorando cores e sabores diversos. Como uma experiência ainda mais saborosa, todos se envolveram no preparo de um bolo saudável de banana e aveia, demonstrando que opções nutritivas podem ser igualmente deliciosas.

Voluntária do projeto.
 

“Agradecemos a generosidade e o comprometimento da incrível nutricionista Mayara Casagrande, que dedicou seu tempo voluntariamente para compartilhar conhecimentos valiosos, e a todos os envolvidos que tornaram aquele sábado tão especial e educativo para as crianças, adolescentes e cuidadores de Itá”, comemorou a interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC Elaine Cristina Blödorn Martins, que atende a região.

Elaine destaca que os profissionais que desejam contribuir voluntariamente em alguma ação desenvolvida podem acessar o site Eu Voluntário

O Programa

O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense (PJSC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.