Voltar TJSC visita projeto piloto para modernização de salas de audiências e sessões  

Mais segurança aos atos, com melhor qualidade de imagem e áudios 

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, conheceu nesta terça-feira (2/7) o projeto piloto de modernização das salas de audiência e de sessões. Na 1ª Vara da Família e Órfãos da comarca da Capital, no Fórum Eduardo Luz, desembargadores e juízes conheceram a nova câmera 360º, que confere mais segurança aos atos processuais produzidos por videoconferência ao oferecer melhor qualidade nas imagens e nos áudios.

A iniciativa é liderada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), com a orientação da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). “Desde o início da pandemia da Covid-19, fomos incluindo equipamentos tecnológicos nas salas de sessões e de audiências. E isso dificulta até a visualização das pessoas que estão no mesmo ambiente. Agora, estamos avaliando o que deve continuar e o que precisa ser retirado em busca de um local funcional. A nova tecnologia oferece mais segurança para todos os que participam de audiências e de sessões na Justiça catarinense”, anotou o presidente do TJSC.

Integrado com o sistema eletrônico de processos eproc e com a plataforma Microsoft Teams, o equipamento testado nas comarcas da Capital e de Joinville é composto também de dois monitores, caixa de som e oito microfones, além de inteligência artificial. O chefe da Divisão de Suporte e Gestão de Ativos de TI, Rafael Severo Roman, explicou que a ação é parte de um projeto de modernização das salas de audiência e de sessões.

“Estamos realizando o projeto piloto em diferentes varas e competências para testar as funcionalidades. A câmera 360º, além de gravar em resolução 4K, utiliza a inteligência artificial ao configurar em destaque no monitor a pessoa que está com a palavra, sem a necessidade de intervenção humana. Além disso, essa ação é apenas parte de um projeto maior de modernização, que inclui melhores monitores, uso de tablets e impressoras com viés sustentável, entre outros itens, para otimizar os espaços”, explicou Rafael Roman.

A apresentação da nova tecnologia foi acompanhada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; e pelos juízes-corregedores Rafael Steffen da Luz Fontes, Maximiliano Losso Bunn e Raphael Mendes Barbosa. A juíza auxiliar da Presidência Maira Salete Meneghetti, além dos juízes auxiliares da Presidência Rafael Maas dos Anjos e Rafael Fleck Arnt; o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali; e o magistrado Tanit Adrian Perozzo Daltoé também estiveram presentes.

O juiz Renato Mastella, da 1ª Vara da Família e Órfãos da comarca da Capital, elogiou a nova tecnologia. “Esse equipamento ficou em teste aqui na unidade por uma semana aproximadamente. E melhorou muito a qualidade do áudio e do vídeo e a limpeza da sala de audiência com a retirada de todos os equipamentos, dos fios, ficando só o aparelho em cima da mesa de audiência. Enfim, o resultado foi plenamente satisfatório”, completou o magistrado.

Confira a cobertura fotográfica desta visita.

 

Imagens: Divulgação/Cristiano Estrela-TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.