Voltar TJSC inicia Análise Ergonômica para promover bem-estar de magistrados e servidores

O projeto visa melhorar a saúde e produtividade no local de trabalho

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, através da Seção de Ergonomia, iniciou nesta segunda-feira (21/10) uma ampla Análise Ergonômica do Trabalho nas Torres I e II do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A ação, que se estende a diversos setores, tem como principal objetivo garantir um ambiente de trabalho mais confortável e seguro para magistrados e servidores, conforme destacou Vanessa Zomer Fenili, chefe da Seção de Ergonomia.

A imagem retrata duas mulheres em um escritório moderno e bem iluminado, aparentemente envolvidas em uma conversa. A mulher à esquerda está sentada em uma mesa de trabalho, equipada com um computador, documentos e outros materiais de escritório. Ela usa óculos e um suéter de padrão floral, e parece estar ouvindo atentamente enquanto apoia os pés em um suporte ergonômico. A mulher à direita, que está de pé e veste um suéter azul e calça escura, segura um copo e parece estar falando com a colega sentada. O ambiente tem várias estações de trabalho similares com cadeiras ergonômicas e monitores, sugerindo um local de trabalho focado em conforto e eficiência. Ao fundo, outras pessoas trabalham em seus computadores, e a grande janela permite a entrada de muita luz natural, tornando o espaço arejado e acolhedor. Esta cena captura um momento típico de interação no local de trabalho, onde o diálogo e a colaboração são partes essenciais da rotina diária.
 

As atividades abrangem órgãos de apoio e núcleos administrativos, como Comagis, Jurídico e Financeiro, Asplan, além de setores como a Corregedoria Geral de Justiça, que deu início ao processo no último dia 17. Para a execução das análises, a empresa especializada Health & Care - Serviços Empresariais foi contratada, e dois profissionais conduzem os trabalhos simultaneamente em diferentes áreas.

O presidente do TJSC, Francisco Oliveira Neto, reforçou a importância do projeto ao falar diretamente aos magistrados e servidores. "É com grande satisfação que damos início a este projeto, que representa um marco em nossa busca por um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A ergonomia, como ciência, visa à adaptação das condições de trabalho, promovendo a integridade física e a saúde dos trabalhadores", afirmou.

A imagem mostra uma interação entre um homem e uma mulher em um escritório, onde o homem está utilizando uma fita métrica amarela para fazer medições em uma estação de trabalho. O homem, vestindo um uniforme preto com emblema, está medindo a altura de algo no espaço de trabalho da mulher, que está sentada e parece estar discutindo ou dando feedback sobre o ajuste. A mulher, com cabelos loiros e vestindo uma blusa de cor clara, está sentada à mesa, que tem um teclado, um mouse, documentos e um telefone. O cenário ao fundo inclui outros trabalhadores em suas estações, com computadores e papéis, em um amplo escritório com janelas que permitem a entrada de luz natural. Este momento captura uma situação comum de ajuste ergonômico no local de trabalho, visando aumentar o conforto e a eficiência, e prevenir lesões relacionadas ao trabalho. A presença de outros trabalhadores ao fundo sugere que este é um ambiente corporativo comum, preocupado com o bem-estar dos empregados.


Ele também destacou que a participação ativa de todos é essencial para o sucesso da iniciativa: "Contamos com o engajamento de todos para que este projeto seja um sucesso. Lembrem-se de que cuidar da saúde no ambiente de trabalho é cuidar de si mesmo e dos colegas ao seu redor. Vamos trabalhar juntos para construir um futuro mais saudável e produtivo para todos nós”.

As Análises Ergonômicas do Trabalho estão sendo realizadas em todo o Estado, seguindo um cronograma definido em parceria com as unidades do TJSC. Em caso de dúvidas, os servidores e magistrados podem entrar em contato com a Seção de Ergonomia, por meio do telefone 3287-7628 ou pelo endereço dsqv.ergonomia@tjsc.jus.br.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.