TJSC inicia Análise Ergonômica para promover bem-estar de magistrados e servidores - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
O projeto visa melhorar a saúde e produtividade no local de trabalho
- Saúde
A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, através da Seção de Ergonomia, iniciou nesta segunda-feira (21/10) uma ampla Análise Ergonômica do Trabalho nas Torres I e II do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A ação, que se estende a diversos setores, tem como principal objetivo garantir um ambiente de trabalho mais confortável e seguro para magistrados e servidores, conforme destacou Vanessa Zomer Fenili, chefe da Seção de Ergonomia.
As atividades abrangem órgãos de apoio e núcleos administrativos, como Comagis, Jurídico e Financeiro, Asplan, além de setores como a Corregedoria Geral de Justiça, que deu início ao processo no último dia 17. Para a execução das análises, a empresa especializada Health & Care - Serviços Empresariais foi contratada, e dois profissionais conduzem os trabalhos simultaneamente em diferentes áreas.
O presidente do TJSC, Francisco Oliveira Neto, reforçou a importância do projeto ao falar diretamente aos magistrados e servidores. "É com grande satisfação que damos início a este projeto, que representa um marco em nossa busca por um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. A ergonomia, como ciência, visa à adaptação das condições de trabalho, promovendo a integridade física e a saúde dos trabalhadores", afirmou.
Ele também destacou que a participação ativa de todos é essencial para o sucesso da iniciativa: "Contamos com o engajamento de todos para que este projeto seja um sucesso. Lembrem-se de que cuidar da saúde no ambiente de trabalho é cuidar de si mesmo e dos colegas ao seu redor. Vamos trabalhar juntos para construir um futuro mais saudável e produtivo para todos nós”.
As Análises Ergonômicas do Trabalho estão sendo realizadas em todo o Estado, seguindo um cronograma definido em parceria com as unidades do TJSC. Em caso de dúvidas, os servidores e magistrados podem entrar em contato com a Seção de Ergonomia, por meio do telefone 3287-7628 ou pelo endereço dsqv.ergonomia@tjsc.jus.br.