Voltar Solidariedade: servidores da DSQV querem estimular colegas a doarem sangue

Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. E para marcar o Junho Vermelho, mês da campanha de doação de sangue, servidores da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) estiveram na manhã do último dia 10 de junho na sede do Hemosc para doar sangue. Além do ato de solidariedade em si, a iniciativa teve como objetivo estimular a prática da doação de sangue entre os colegas do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

De acordo com o médico e servidor do PJSC William de Oliveira Duailibi, a ideia é ampliar o número de doadores dentro da própria Justiça catarinense. “O objetivo da iniciativa é ajudar as pessoas e também estimular outros servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina a também colaborar. Nós, como profissionais de saúde, temos que ser exemplos nesse quesito, e esse tipo de voluntariado é muito bom”, assinalou.

Essa é a primeira vez que os servidores se reúnem para fazer doação de sangue. “O desconhecimento do processo de doar sangue gera medos e receios sobre a doação, e por isso é muito importante a divulgação de informações corretas para conseguirmos ajudar cada vez mais pessoas. O ato de literalmente 'dar o sangue por outra pessoa' ajuda a salvar vidas e também preenche a própria vida do doador de alegria e felicidade em colaborar. A satisfação em se sentir útil é muito grande, sendo extremamente recompensador para os doadores frente a pequenos desconfortos que podem vir a sentir no processo. Dar o exemplo, nesse caso com o próprio sangue, é uma das melhores maneiras de sermos fiéis aos conselhos que damos a nossos pacientes como profissionais de saúde”, destacou William Duailibi.

"O sangue é imprescindível à vida. Apesar dos avanços da ciência, não existe nada que o substitua. A única maneira de ajudar quem necessita desse componente vital é através da doação. Saber que, com essa atitude, posso ajudar até 4 pessoas que estão em uma situação de saúde delicada é gratificante", pontua a enfermeira e servidora do PJSC Claudia Daisy de Sousa.

Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos (doadores de 16 e 17 anos de idade precisam ter autorização formal e estar acompanhados dos pais ou responsável legal), ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados. Os intervalos entre as doações devem ser de 90 dias para as mulheres, que podem realizar três doações em um ano; e de 60 dias para os homens, com quatro doações ao longo de 12 meses.

A doação pode ser feita em hemocentros de todo o Estado. Os endereços e horários de atendimento estão disponíveis em www.hemosc.org.br.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.