Voltar Sextas do Saber aborda categorias protegidas e não protegidas de atos de fala 

Professor João dos Passos tratou de liberdade de expressão  

A Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina realizou, em 5 de julho, mais um evento do programa Sextas do Saber. O tema da edição, "Liberdade de Expressão: categorias protegidas e não protegidas de atos da fala", foi desenvolvido pelo jurista, jornalista e professor João dos Passos Martins Neto.

O ministrante iniciou a exposição ao abordar os usos da linguagem, contexto em que expressou: “Nem sempre quando falamos, fazemos a mesma coisa”. A ideia remete à obra de J. L. Austin, que, entre outros livros, escreveu “How to do Things with Words”.

O professor seguiu com a distinção entre categorias protegidas e não protegidas e a estrutura lógica do pensamento. “O que a Constituição protege é o direito das pessoas acreditarem no que acreditam”, considerou. Trouxe ainda os elementos que compõem as referidas categorias, ao apontar a “insinceridade” como aquela que pode caracterizar uma notícia falsa.

Entre as referências inseridas na apresentação, que também destacou a necessidade de conceituar as categorias, esteve o livro “Speech, crime & the uses of language”, do filósofo Kent Greenawalt.

O próximo Sextas do Saber, no dia 2 de agosto, tratará de "Tutelas de Evidência e de Urgência", com o professor Cássio Scarpinella Bueno. 

Imagens: Divulgação/AJ
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.