Seminário reúne chefes de cartório de SC para compartilhamento de boas práticas  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Seminário reúne chefes de cartório de SC para compartilhamento de boas práticas 

Conexão entre tecnologia e pessoas foi abordada no evento 

29 Novembro 2024 | 16h18min
  • Evento

Chefes de cartório de todo o Estado estiveram reunidos nesta semana, dias 28 e 29 de novembro, em Florianópolis, para debater os principais desafios da carreira e buscar soluções para os problemas enfrentados, além de compartilhar boas práticas.  

O Seminário Catarinense de Chefes de Cartório do PJSC, que ocorreu no auditório Paulo Henrique Blasi, na Universidade Federal de Santa Catarina, foi uma iniciativa da Academia Judicial que buscou proporcionar um ambiente de troca e integração e promover a valorização dessa função tão essencial para a efetivação da justiça.   

As novas tecnologias, a importância do fator humano e sua necessidade de conexão foram o mote da abertura do evento, que teve a presença, na mesa de autoridades, do diretor-geral Administrativo, Alexsandro Postali; do diretor de Capacitação de Serviços Judiciários da Academia Judicial, juiz Romano Enzweiller, que representou o diretor da Academia Judicial, desembargador Luiz Felipe Schuch; e da coordenadora do Núcleo Administrativo da Presidência,  juíza Maira Salete Meneghetti, na condição de representante do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto.   

Tanto Postali, que já exerceu a função de chefe de cartório no início da sua carreira no Judiciário, quanto os magistrados presentes enalteceram a figura do servidor à frente das questões burocráticas que sustentam o bom andamento do trâmite processual.  

“Vocês são os primeiros gestores da unidade, aqueles que impedem que muitos dos problemas cheguem ao juiz, pois vocês já os resolveram”, ressaltou Meneghetti. “Se o chefe de cartório não for competente na função dele, a Justiça não caminha. Vocês são peças essenciais para o andamento do cartório”, afirmou Enzweiller.  

A primeira palestra do encontro foi um convite para uma mudança de olhar. Proferida pelo coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do TJSC, Rodrigo Lima, e pela psicóloga do Poder Judiciário Luciana Rabello, buscou instigar os participantes, que lidam diariamente com o público interno, como gestores, e externo, a um novo ponto de vista em relação às diferenças, à importância e essencialidade da inclusão e às contribuições da diversidade.   

O evento, encerrado ao final da tarde desta sexta-feira, abordou ainda questões de ordem prática, inovações, autoconhecimento e provocações aos servidores que desempenham essa função essencial para a atividade-fim do Judiciário. 

Confira a cobertura fotográfica completa deste evento.

Imagens: Cristiano Estrela/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080