Voltar Secretaria de Acessibilidade e Inclusão e Programa Integra promovem visita em Blumenau

Ação promoveu acolhimento, inclusão e disponibilização de recursos para o desenvolvimento de atividade laboral 

Com o objetivo de verificar e remover possíveis barreiras de acessibilidade para um novo servidor da comarca de Blumenau, que possui baixa visão, uma equipe multidisciplinar do Programa Integra, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), realizou nesta quarta-feira (17/7) uma visita técnica na comarca do Vale do Itajaí. 

Representantes da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão, Diretoria de Infraestrutura (DIE), Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) e Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) inicialmente conversaram com o chefe de secretaria do foro e com o analista jurídico da Vara Regional de Garantias de Blumenau para levantar necessidades e minimizar barreiras que o servidor vem enfrentando na comarca. Após ouvir o relato, ajustes imediatos foram realizados e outros serão providenciados para garantir a acessibilidade no local de trabalho.

Segundo o coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão, Rodrigo Lima, a iniciativa surgiu da necessidade identificada pela equipe de acolhimento e acompanhamento do Programa Integra, com o apoio da Presidência do Poder Judiciário e da Diretoria-Geral Administrativa (DGA). "Nosso objetivo é garantir que o servidor desempenhe suas atividades com igualdade de oportunidades, removendo barreiras que possam obstruir sua participação igualitária. É uma ação crucial para promover a inclusão e garantir um ambiente de trabalho acessível a todos os colaboradores", ressaltou.

O Programa Integra tem por missão promover a acessibilidade e a inclusão de colaboradores com deficiência no Poder Judiciário, oferecendo condições adequadas para que possam exercer suas atividades laborais. As atividades são conduzidas pela Secretaria de Acessibilidade e Inclusão e pela equipe multidisciplinar do Programa Integra, que atuam para promover acolhimento, inclusão, ambientação e disponibilização de estrutura e recursos necessários ao desenvolvimento da atividade laboral, por meio de ações coordenadas.

Após a visita, o servidor William Weber, que ingressou no TJSC em maio deste ano, compartilhou suas impressões sobre o acolhimento da equipe: “A experiência que tive foi a melhor possível. O trabalho desenvolvido pela equipe trouxe melhorias para a minha rotina, e foram apresentados alguns recursos que facilitarão meu dia a dia. Agradeço muito a toda a equipe que esteve presente”.

A equipe multidisciplinar continuará acompanhando o servidor com o objetivo de proporcionar, de forma contínua, mais acessibilidade e inclusão no seu ambiente de trabalho. Esse acompanhamento envolve a implementação de ajustes e adaptações, além de oferecer suporte contínuo a fim de garantir que o servidor tenha todas as ferramentas e recursos necessários para desempenhar suas funções com eficiência.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.