Satisfação de colaboradores com Judiciário de SC em 2023 mantém patamar próximo a 80% - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
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A Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), realizada entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro deste ano, apurou índice de satisfação de 78,96%.
Participaram da pesquisa 1.606 colaboradores entre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as comarcas do Estado.
Este resultado mantém o maior patamar já alcançado, acompanhando os resultados de 2020 a 2022 e refletindo os investimentos constantes realizados com foco na saúde, qualidade de vida e melhoria do clima organizacional no PJSC. O gráfico abaixo apresenta o comparativo dos índices gerais de satisfação apurados desde o ano de 2015, quando a atual metodologia passou a ser utilizada.
Os percentuais de satisfação de cada fator pesquisado seguem na tabela abaixo:
Satisfação em relação: |
Índice (%) |
à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. |
64,68% |
às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. |
50,36% |
à compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). |
76,37% |
ao atendimento que recebe de outras áreas do PJSC. |
81,62% |
à comunicação institucional no PJSC. |
79,62% |
à clareza dos seus direitos e obrigações. |
78,35% |
à adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC. |
79,52% |
à qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade. |
78,23% |
às condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho. |
80,60% |
às condições físicas de trabalho oferecidas. |
77,04% |
às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. |
72,74% |
aos sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. |
80,43% |
aos equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. |
78,66% |
à política de benefícios do PJSC. |
73,49% |
ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC. |
72,92% |
à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. |
69,28% |
ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. |
69,82% |
à distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe. |
81,62% |
à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades. |
86,14% |
ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. |
90,67% |
à sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC. |
81,21% |
ao seu comprometimento com o PJSC. |
93,55% |
à comunicação com seu superior hierárquico. |
89,52% |
à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. |
86,17% |
à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente. |
86,22% |
à possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho. |
83,97% |
à valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico. |
86,13% |
à valorização de seu trabalho pela sua equipe. |
87,31% |
às oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada. |
73,74% |
ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO |
78,96% |
Os comparativos abaixo demonstram os fatores com maior índice de satisfação e as oportunidades de melhoria, compostas pelas questões que apresentaram os menores índices, que exigirão maior atenção da instituição:
6 melhores indicadores da pesquisa - Satisfação em relação: |
Índice (%) |
ao seu comprometimento com o PJSC. |
93,55% |
ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. |
90,67% |
à comunicação com seu superior hierárquico. |
89,52% |
à valorização de seu trabalho pela sua equipe. |
87,31% |
à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente. |
86,22% |
à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. |
86,17% |
6 piores indicadores da pesquisa - Satisfação em relação: |
Índice (%) |
às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. |
50,36% |
à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. |
64,68% |
à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. |
69,28% |
ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. |
69,82% |
às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. |
72,74% |
ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC. |
72,92% |
Neste ano, também foram apresentadas questões relacionadas à satisfação dos colaboradores com a saúde física, emocional e qualidade de vida. Tais indicadores não foram computados no cálculo geral do índice de satisfação, com o intuito de manter a série histórica para análise comparativa. Os resultados seguem nos quadros abaixo:
|
Satisfação em relação: |
Índice (%) |
Saúde Física 1 |
À qualidade de sua alimentação |
74,95% |
Saúde Física 2 |
À qualidade do sono |
71,25% |
Saúde Física 3 |
Às práticas de atividade física realizadas por você |
62,64% |
Saúde Física 4 |
Ao seu peso corporal |
67,94% |
|
Média Saúde Física |
69,20% |
Saúde Emocional 1 |
Ao seu entusiasmo e motivação |
69,69% |
Saúde Emocional 2 |
à sua vitalidade e energia |
68,59% |
Saúde Emocional 3 |
À sua paciência e tolerância |
73,58% |
Saúde Emocional 4 |
À sua capacidade de concentração e atenção |
74,84% |
|
Média Saúde Emocional |
71,68% |
Qualidade de Vida 1 |
Aos seus relacionamentos familiares |
82,89% |
Qualidade de Vida 2 |
Às suas amizades |
80,63% |
Qualidade de Vida 3 |
Aos seus momentos de lazer |
73,55% |
Qualidade de Vida 4 |
À utilização de seu tempo livre |
70,24% |
Qualidade de Vida 5 |
Às suas finanças pessoais |
70,84% |
|
Média Qualidade de Vida |
75,63% |
|
Média aspectos de Saúde e Qualidade de Vida |
72,17% |
A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados compõem indicadores do mapa estratégico institucional e são importantes fontes de informação para a concepção e priorização de projetos com foco na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho.
A partir de janeiro de 2024, assim como nos anos anteriores, o relatório da análise dos resultados será compartilhado com as unidades responsáveis para proposição e priorização de ações de melhoria, e disponibilizado na página eletrônica da pesquisa.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)