Voltar Resultado de concurso batiza mascote das CPEAMAS, uma elefanta lilás, com nome de Aurora  

Nome foi proposto por Ivania Welter, assistente social da comarca de Anchieta 

A mascote das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação (CPEAMAS), da Justiça catarinense, já tem nome: Aurora. Ela é uma simpática elefanta* lilás. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28/6).

Com participação de todas as regiões do Estado, o concurso recebeu 119 sugestões, dentre as quais os membros das Comissões selecionaram as três mais votadas. Feita nova rodada de votação entre esses finalistas, venceu Aurora, nome proposto pela assistente social Ivania Maria Welter, lotada na comarca de Anchieta.

Na justificativa encaminhada junto ao nome, Ivania escreveu: "Aurora traz o princípio de novos tempos sem assédio ou discriminação. Assim como o sol nasce todas as manhãs, Aurora 'nasce' envolvendo todo o PJSC, despertando e transformando vidas."

De acordo com os examinadores do concurso, a escolha foi pautada na originalidade, sonoridade, identificação com a mascote e, principalmente, na inspiradora justificativa apresentada. O processo de avaliação foi realizado de forma anônima, em garantia da imparcialidade e integridade da seleção.

O concurso faz parte da campanha Envolver e Transformar - Isso é da Sua Conta - PJSC sem Assédio e Discriminação. O elefante foi o animal escolhido porque representa empatia, cooperação, sensibilidade e fortes laços sociais - valores fundamentais para o ambiente de trabalho. Já a cor foi escolhida porque é amplamente utilizada nas campanhas relativas ao assédio. Além disso, a cor lilás representa a paz, a harmonia, o equilíbrio e a transformação.

“Parabenizamos a todos os participantes pelas valiosas contribuições e agradecemos pelo engajamento e criatividade demonstrados”, anotaram os organizadores. “A mascote Aurora, a partir de agora, será o símbolo de nossa constante caminhada por um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor, respeitoso e inclusivo”, concluíram.

* De acordo com Pasquale Cipro Neto, professor e autor de vários livros sobre a língua portuguesa, os dicionários apontam que o feminino de elefante é elefanta ou aliá. Elefoa aparece apenas no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras. 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.