Voltar Programa Novos Laços substitui medo e ansiedade pelo pertencimento e otimismo 

Foram nomeados 27 novos servidores e servidoras do PJSC

O programa Novos Laços encerrou mais uma turma na semana passada com a nomeação de 27 novos servidores e servidoras do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). Para a analista jurídica Mariana Trevisan Justi, da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau (DSJPG) na comarca da Capital, a iniciativa foi essencial para que os recém-chegados ao Judiciário catarinense se sentissem confortavelmente acolhidos. 

“Particularmente, substituí o medo, a insegurança e a ansiedade pelas sensações de pertencimento, coragem e otimismo, na ânsia de servir ao poder público da forma mais eficiente possível. A cada encontro, passei a admirar ainda mais o Poder Judiciário catarinense e seu compromisso com o interesse público, bem como para com os servidores que lhe prestam auxílio, unindo esforços para que todos façamos parte de uma grande comunidade”, afirmou a nova servidora da DSJPG. 

Criado pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), o programa Novos Laços tem a finalidade de oferecer acolhimento e auxílio na ambientação funcional. Por conta disso, a iniciativa é dividida em três fases: acolhimento, ambientação e sistemas administrativos e judiciais. A ação ocorre em encontros diários no horário de expediente durante uma semana, por videoconferência, com a participação de diretores, chefes de seção e demais gestores. 

Para a analista jurídica Camila Santana da Silva, da comarca de Criciúma, o Novos Laços representou um recomeço no Judiciário catarinense e ampliou significativamente a visão sobre a instituição. “Apesar de ser servidora efetiva desde 2019 e reconhecer a preocupação que a instituição possui com seus servidores, foi por meio do programa que pude conhecer inúmeras iniciativas e projetos dedicados à melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Finalizo o programa confiante de que fiz a opção certa ao escolher o PJSC, instituição que acolhe, motiva e valoriza seus servidores”, destacou. 

Além dos citados acima e dos mencionados em “Mais comentários”, participaram desta edição os seguintes analistas jurídicos: Carlos Maurício Monteiro (Criciúma), Clarice Daiana Pscheidt (São Bento do Sul), Fabiana Ceregatti Coutinho de Sousa (São José), Heloyze Nathalie de Almeida (Joinville - Fórum Central), João Bezerra Santana (Lages), João Victor Mezadri Coelho (Secretaria TJ – CGJ), Lucas Nunes Mendonça (Capital – DSJPG), Nélio Varela Júnior (Santa Cecília) e Roberta Gomes Murta (Capital - Fórum Central). E as técnicas judiciárias (TJA) Camila Candomil Farias Rangel (São José) e Silvana Varela Lepkaln (Bom Retiro), além do oficial de justiça e avaliador Guilhermo Dufloth Menegatti. 

Mais comentários 

“O programa Novos Laços foi essencial para o início da minha jornada no PJSC. Durante a semana foram abordados diversos assuntos que, com certeza, contribuirão para a minha vida funcional. Além disso, com a ambientação proporcionada pelo programa, me senti muito acolhida e mais confiante. Agradeço a todos os servidores envolvidos pela dedicação, carinho e por nos passarem tanto conhecimento relevante. Gratidão!”

Aline Franciele Garcia, TJA - Pomerode 

 

“Achei o programa bastante proveitoso e útil para quem inicia uma carreira. Além de ser importante o contato com outros servidores que estão na mesma situação.” 

Allan Michel de Andrade Dantas, analista jurídico - Lebon Régis 

 

“O programa Novos Laços foi uma surpresa incrível, pois não só facilitou a minha adaptação, como também a dos outros novos servidores, e é uma iniciativa que fortalece a cultura institucional e promove um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso. Sou grato por ter participado deste programa, que sem dúvida alguma contribuiu significativamente para minha jornada como servidor público junto ao Poder Judiciário.” 

Bruno Miranda Costa, TJA - Pomerode 

 

“Estou muito satisfeita em ter participado do programa Novos Laços e iniciar as minhas atividades mais segura e informada. O programa forneceu um bom panorama dos direitos, deveres e estrutura do Tribunal. Muito obrigada a todos que contribuíram para a nossa integração.” 

Camila Oliveira de Almeida, TJA - Secretaria TJ - DIE 

 

“O programa Novos Laços é essencial para que o novo servidor possa ter as primeiras informações sobre o PJSC e sobre seus direitos e deveres.” 

Cristiane Novak de Souza, TJA - São Francisco do Sul 

 

“Registro um agradecimento especial à equipe do programa Novos Laços, que se mostrou apta, dedicada e muito acolhedora. Como servidor antigo do quadro, posso atestar que essa semana de ambientação é importantíssima para os novos servidores se sentirem acolhidos e conhecerem o ambiente de trabalho - ótimo, por sinal - que é o TJSC.” 

Cristiano Sousa da Silva, analista jurídico - Otacílio Costa 

 

“O programa Novos Laços foi muito importante para que eu me sentisse acolhida como servidora do Poder Judiciário de Santa Catarina. Agradeço à equipe do programa por compartilhar conhecimento e recepcionar tão bem os novos servidores.” 

Francini Viana da Silva, TJA - Criciúma 

 

“Participar do programa Novos Laços representou uma oportunidade de conhecer com mais profundidade a estrutura do PJSC e os programas disponíveis para os servidores da instituição. Além disso, permitiu maior integração entre os colegas, nas fases de acolhimento e ambientação, possibilitando o compartilhamento das expectativas para a vida funcional.” 

João Maurício Malta Cavalcante Filho, analista jurídico - Capital - Fórum Eduardo Luz 

 

“Participar do programa Novos Laços foi uma experiência muito proveitosa e interessante. Encontramos diversas informações no portal do servidor e de forma muito bem organizada que durante o programa são ainda mais detalhadas pelos profissionais que atuam em cada área. Qualquer instituição é feita pelas pessoas que a compõe e, assim, o programa nos traz o aspecto humano do TJSC. Ao fim da semana, resta em quem participa a sensação de acolhimento e pertencimento através de um processo que começa desde os primeiros contatos realizados pelos padrinhos e madrinhas e se desenvolve com o compartilhamento de conhecimentos e orientações. Só tenho motivos para agradecer a todos.” 

Luciano de Oliveira Euzébio, analista jurídico - Lages 

 

“O programa Novos Laços para mim foi muito mais do que um programa destinado a repassar informações referentes aos portais do TJSC e dos direitos e deveres dos novos servidores. Ele traz uma integração do novo servidor ao Poder Judiciário de Santa Catarina, trazendo uma sensação de acolhimento e de pertencimento o que com certeza irá influenciar o servidor positivamente no desempenho de suas atividades profissionais.” 

Márcia Cristina Arruda de Almeida, analista jurídica - Santo Amaro da Imperatriz 

 

“Foi uma semana intensa, esclarecedora e maravilhosa! Senti-me realmente acolhida pelo programa Novos Laços, pelo Tribunal de Justiça e conectada com a história de todos os outros novos servidores. Só tenho a agradecer pela oportunidade de participar.” 

Raíza Sabine Teske, TJA - Indaial 

 

“Para mim o Novos Laços significou acolhimento. Todo mundo sente um frio na barriga ao trocar de profissão e até mesmo de Estado, o que foi o meu caso, largar um sonho em prol do outro. E o programa Novos Laços serve para tirar esse medo e ansiedade natural, daqueles que chegam cheios de perguntas e dúvidas. Ter uma madrinha, faz com que você se sinta exclusiva e acolhida desde o início, afinal quem nunca quis ter uma madrinha te apoiando em cada nova escolha? Saber sobre seus direitos e deveres é fundamental para poder aproveitar o melhor que a instituição pode oferecer. Tudo isso me fez me sentir especial, e ainda mais animada para iniciar a jornada no TJSC, só aumentando o carinho e respeito pela instituição. Parabéns pelo trabalho, é louvável.” 

Thais Ostrufka Cordeiro, analista jurídica - Itajaí 

 

“Muito importante essa semana entre a posse e o trabalho em si. Traz mais segurança, tranquilidade, além do conhecimento em si. É uma etapa de muitas mudanças para os novos servidores e o programa Novos Laços foi fundamental no gerenciamento desse estresse.” 

Tiago Moraes, analista jurídico - Itajaí

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.