Programa Aproxima apresenta diretorias e Centro de Segurança e Monitoramento do TJSC a juízes - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Participaram do encontro 24 magistrados de diferentes comarcas do Estado
- Administração
Para estreitar as relações entre os magistrados e magistradas que atuam no 1º grau de jurisdição e os órgãos administrativos centralizados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a 2ª edição do programa Aproxima ocorreu nesta sexta-feira (6), no Auditório Desembargadora Thereza Tang, em Florianópolis. Sob a coordenação do presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, um grupo de 24 juízes e juízas de diferentes comarcas do Estado conheceu um pouco mais da estrutura e da organização administrativa da Justiça catarinense. A novidade foi a visita ao Centro Integrado de Segurança e Monitoramento da Justiça catarinense.
“Na verdade, a intenção do Aproxima é que todos tenham a experiência feliz que eu tive em duas oportunidades - a de ouvir o corpo técnico do nosso Tribunal. Antes de assumir a Presidência, nós fizemos uma rodada em que eu ouvia a todos e dialogava com todos, e, depois de assumir a Presidência, repeti o feito. E a intenção aqui é reproduzir isso para que todos tenham essa percepção. Isso porque uma coisa é fato, a compreensão de que o Poder Judiciário é um só, e de que 1º e 2º grau são apenas, e unicamente, estágios do processo e nada mais do que isso", anotou o desembargador presidente.
Diferente da 1ª edição do Aproxima, que reuniu 28 magistrados e magistradas em julho, desta vez os juízes e juízas tiveram não só a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das diversas diretorias do TJSC, como também visitaram o Centro Integrado de Segurança e Monitoramento do Judiciário catarinense (CISM), que coordena mais de 4.300 câmeras em todas as 112 comarcas e botões de pânico em todas as salas de sessões, audiências e júris. O monitoramento é feito 24 horas por dia de uma sala na sede do TJSC. Coube ao tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, da Divisão de Segurança Institucional do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), apresentar o CISM.
“Hoje nós temos 13 diretorias. E o que vocês vão conhecer hoje é aquilo que muitos aqui já conhecem, mas é sempre bom lembrar: servidores dedicados que fazem carreira dentro da nossa instituição. Essa é a excelência desse corpo técnico. Então, eu agradeço, enalteço e faço a minha homenagem a todas e a todos que estão envolvidos nessa estrutura. Aproveitem o contato pessoal também para expor as suas ideias, as suas angústias e aquilo que é necessário para o bom desenvolvimento da nossa atividade”, completou o chefe do Poder Judiciário catarinense.
A solenidade de abertura contou com a 3ª vice-presidente do TJSC, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli; o corregedor-geral em exercício e corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho; e a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Janiara Maldaner Corbetta. A juíza auxiliar da Presidência Maira Salete Meneguetti, o juiz auxiliar da Presidência Rafael Maas dos Anjos e o coordenador de Magistrados, juiz Rafael Fleck, também participaram do evento.
“O programa é a oportunidade para nós, juízes do interior, virmos aqui no TJSC para conversar com os nossos dirigentes e diretores, tanto para expor as nossas dúvidas quanto para conhecer os novos projetos”, destacou a magistrada Aline Mendes de Godoy, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da comarca de Concórdia.
Além do tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos (NIS), as apresentações foram realizadas pelos seguintes servidores: Alexsandro Postali (Diretoria-Geral Administrativa), João Anfilóquio Machado (Asplan), Everton William Tischer (Diretoria de Engenharia e Arquitetura), Eduardo Cardoso Silva (Diretoria de Orçamento e Finanças), Déborah Moraes de Jesus (Diretoria de Gestão de Pessoas), Ernani César dos Santos (Diretoria de Tecnologia da Informação), Fernanda de Jesus (Diretoria de Infraestrutura), Marcos Raccioppi (Diretoria de Suporte à Jurisdição de 1º Grau), Graciela de Oliveira Richter Schmidt (Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida), Francis Silvy Rodrigues (Núcleo de Comunicação Institucional) e Maurício Walendowsky Sprícigo (Diretoria-Geral Judiciária).