Programa Aproxima apresenta diretorias e Centro de Segurança e Monitoramento do TJSC a juízes  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Programa Aproxima apresenta diretorias e Centro de Segurança e Monitoramento do TJSC a juízes 

Participaram do encontro 24 magistrados de diferentes comarcas do Estado

06 Setembro 2024 | 14h41min
  • Administração

A imagem mostra uma sala de conferências onde um homem está em pé, falando em um púlpito. Ele está usando um terno escuro e gravata, e parece estar fazendo uma apresentação ou discurso. Na sala, há várias pessoas sentadas em cadeiras, de costas para a câmera, prestando atenção ao que está sendo dito. Na parede atrás do homem, há duas telas de projeção que exibem o logotipo "APROXIMA" com uma imagem de fundo de um edifício e uma área urbana. A sala tem um ambiente formal, típico de eventos corporativos ou institucionais.
 

Para estreitar as relações entre os magistrados e magistradas que atuam no 1º grau de jurisdição e os órgãos administrativos centralizados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a 2ª edição do programa Aproxima ocorreu nesta sexta-feira (6), no Auditório Desembargadora Thereza Tang, em Florianópolis. Sob a coordenação do presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, um grupo de 24 juízes e juízas de diferentes comarcas do Estado conheceu um pouco mais da estrutura e da organização administrativa da Justiça catarinense. A novidade foi a visita ao Centro Integrado de Segurança e Monitoramento da Justiça catarinense. 

“Na verdade, a intenção do Aproxima é que todos tenham a experiência feliz que eu tive em duas oportunidades - a de ouvir o corpo técnico do nosso Tribunal. Antes de assumir a Presidência, nós fizemos uma rodada em que eu ouvia a todos e dialogava com todos, e, depois de assumir a Presidência, repeti o feito. E a intenção aqui é reproduzir isso para que todos tenham essa percepção. Isso porque uma coisa é fato, a compreensão de que o Poder Judiciário é um só, e de que 1º e 2º grau são apenas, e unicamente, estágios do processo e nada mais do que isso", anotou o desembargador presidente. 

A imagem mostra um grupo de aproximadamente 30 pessoas posando para uma foto em um ambiente que parece ser uma sala de conferências ou auditório. Todos estão vestidos formalmente, com ternos, gravatas, vestidos e roupas sociais. Eles estão em pé, lado a lado, sorrindo para a câmera. À frente deles, há várias fileiras de cadeiras vazias. No fundo, há duas grandes telas de projeção e duas saídas de emergência sinalizadas. A atmosfera parece ser de um evento formal ou reunião profissional.
 

Diferente da 1ª edição do Aproxima, que reuniu 28 magistrados e magistradas em julho, desta vez os juízes e juízas tiveram não só a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das diversas diretorias do TJSC, como também visitaram o Centro Integrado de Segurança e Monitoramento do Judiciário catarinense (CISM), que coordena mais de 4.300 câmeras em todas as 112 comarcas e botões de pânico em todas as salas de sessões, audiências e júris. O monitoramento é feito 24 horas por dia de uma sala na sede do TJSC. Coube ao tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos, da Divisão de Segurança Institucional do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), apresentar o CISM. 

“Hoje nós temos 13 diretorias. E o que vocês vão conhecer hoje é aquilo que muitos aqui já conhecem, mas é sempre bom lembrar: servidores dedicados que fazem carreira dentro da nossa instituição. Essa é a excelência desse corpo técnico. Então, eu agradeço, enalteço e faço a minha homenagem a todas e a todos que estão envolvidos nessa estrutura. Aproveitem o contato pessoal também para expor as suas ideias, as suas angústias e aquilo que é necessário para o bom desenvolvimento da nossa atividade”, completou o chefe do Poder Judiciário catarinense. 

A imagem mostra uma sala de conferências onde um homem está falando em um púlpito à esquerda da imagem. Ele está vestido formalmente com um terno escuro. A audiência está sentada em cadeiras dispostas em fileiras, e a maioria das pessoas também está vestida formalmente, com ternos e roupas sociais. A sala tem um piso de madeira clara e o teto é composto por painéis com luzes embutidas. Há dois projetores no teto e as paredes são brancas com algumas divisórias de vidro ao fundo. A atmosfera parece ser de um evento formal ou uma reunião de negócios.
 

A solenidade de abertura contou com a 3ª vice-presidente do TJSC, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli; o corregedor-geral em exercício e corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho; e a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Janiara Maldaner Corbetta. A juíza auxiliar da Presidência Maira Salete Meneguetti, o juiz auxiliar da Presidência Rafael Maas dos Anjos e o coordenador de Magistrados, juiz Rafael Fleck, também participaram do evento.  

“O programa é a oportunidade para nós, juízes do interior, virmos aqui no TJSC para conversar com os nossos dirigentes e diretores, tanto para expor as nossas dúvidas quanto para conhecer os novos projetos”, destacou a magistrada Aline Mendes de Godoy, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da comarca de Concórdia. 

Além do tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos (NIS), as apresentações foram realizadas pelos seguintes servidores: Alexsandro Postali (Diretoria-Geral Administrativa), João Anfilóquio Machado (Asplan), Everton William Tischer (Diretoria de Engenharia e Arquitetura), Eduardo Cardoso Silva (Diretoria de Orçamento e Finanças), Déborah Moraes de Jesus (Diretoria de Gestão de Pessoas), Ernani César dos Santos (Diretoria de Tecnologia da Informação), Fernanda de Jesus (Diretoria de Infraestrutura), Marcos Raccioppi (Diretoria de Suporte à Jurisdição de 1º Grau), Graciela de Oliveira Richter Schmidt (Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida), Francis Silvy Rodrigues (Núcleo de Comunicação Institucional) e Maurício Walendowsky Sprícigo (Diretoria-Geral Judiciária).

Veja a cobertura fotográfica do evento.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080