Prestação jurisdicional é reforçada em 4 unidades com regime de cooperação no PJSC  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Prestação jurisdicional é reforçada em 4 unidades com regime de cooperação no PJSC 

Maior fluidez na tramitação processual é um dos objetivos  

02 Dezembro 2024 | 10h55min
  • Corregedoria-Geral da Justiça

A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) indicou mais quatro unidades judiciais no estado para receber reforço em regime de cooperação nos cartórios, conforme disposto na Portaria n. 207/2024. A medida visa oferecer suporte pontual a essas unidades e permite maior fluidez na tramitação processual, assim como contribui para a redução de acervos no 1º grau de jurisdição.

As unidades contempladas são a 2ª Vara da comarca de Jaguaruna, a 2ª Vara da comarca de Santo Amaro da Imperatriz, a Vara Criminal de Camboriú e a Vara Criminal de São Bento do Sul. Cada unidade receberá o apoio de três servidores até o dia 31 de dezembro. A escolha das unidades considerou critérios técnicos, como a necessidade de equilibrar a força de trabalho e o volume de demandas em tramitação.

O reforço atuará em atividades de suporte administrativo e cartorário, de acordo com um plano de trabalho que será elaborado pelos gestores das unidades. Esse planejamento permitirá organizar as tarefas específicas que serão realizadas pelos servidores em cooperação, promovendo ações direcionadas para áreas com maior necessidade. A execução das demandas prioritárias e urgentes, contudo, segue sob a responsabilidade direta da equipe fixa de cada unidade.

A iniciativa reflete o compromisso do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) em buscar soluções que colaborem para a eficiência administrativa e processual, mesmo em um cenário de recursos limitados e alta demanda em todo o estado. O regime de cooperação, adotado de forma pontual, é uma ferramenta que possibilita redistribuir a força de trabalho temporariamente, de forma a prestar apoio às unidades com maior volume de processos sem comprometer a regularidade das demais.

Com ações como essa, o PJSC reforça sua atenção às necessidades locais e reafirma a importância de iniciativas que promovam a otimização dos recursos disponíveis, com o objetivo de oferecer uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz. 

Imagens: Divulgação/Canva
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080