Poder Judiciário e Arquivo Público de SC querem parceria para preservação documental  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Poder Judiciário e Arquivo Público de SC querem parceria para preservação documental 

Cooperação objetiva reforçar gestão e conservação de documentos históricos 

09 Outubro 2024 | 16h42min
  • Memória

Com o objetivo de conhecer as práticas de gestão, organização e preservação dos documentos históricos sob a guarda do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) e identificar oportunidades de parceria, a desembargadora Haidée Denise Grin, presidente da Comissão de Gestão de Memória do Judiciário catarinense, acompanhada do arquivista Marcos Rodolfo da Silva, chefe da Divisão de Arquivo da Diretoria de Gestão Documental e Memória, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), esteve nesta semana (8/10) no APESC.

Durante a visita, a desembargadora teve acesso a documentos históricos do Fundo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, datados do final do século 19, que retratam os desafios enfrentados pelo Judiciário catarinense durante a Revolução Federalista. Ao examinar tais registros, ela destacou o valor probatório e histórico do acervo e enfatizou a importância da cooperação entre o Judiciário e o Executivo para garantir a conservação e o acesso à memória histórica do Estado.

“Estreitamos os laços entre o Arquivo Público e o Arquivo do Judiciário, permitindo que atuemos de forma integrada como arquivos do Estado, cada um dentro de sua competência, mas com projetos em comum. Eles têm a guarda de muitos documentos nossos, e esses materiais, que não estão mais sob nossa custódia, serão essenciais para o resgate da nossa memória”, afirmou a desembargadora Haidée.

O chefe da Divisão de Arquivo do TJSC também destacou a importância da parceria: "O Arquivo Central do Poder Judiciário catarinense mantém há anos um excelente relacionamento com o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina. O APESC sempre nos atende com muita solicitude. É um parceiro a quem recorremos sempre que temos alguma incerteza, pois trata-se de uma instituição de referência em matéria de arquivo", reforçou Marcos Rodolfo da Silva.

Participaram da reunião o diretor do APESC, Rodrigo Beirão; a gerente da Gestão Documental, Mille Anny de Albuquerque Cassol Gesser; o historiador Luciano Von Fruhauf; e a historiadora e gerente do Arquivo Permanente, Juçara Nair Wollf.

Visita do juiz-corregedor ao Arquivo Público de SC

No início de outubro, o juiz-corregedor Maximiliano Losso Bunn também visitou o Arquivo Público de SC e reforçou a importância da cooperação entre os poderes. Recebido pelo diretor do APESC e pelos gerentes da Gestão Documental (GEDOC), do Arquivo Permanente (GEARP) e da Gerência Regional de Educação (GERED), o magistrado conheceu o acervo cartorial, que inclui mais de 11 mil livros e 2,2 milhões de certidões de nascimento, casamento e óbito. Entre os documentos examinados, destacou-se o acervo do Juízo de Menores e Órfãos, com registros valiosos sobre a escravidão no Estado no final do século 19. 

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080