Voltar PJSC participa de evento para tratar dos desafios enfrentados por PcDs no setor público 

Datathon ocorre em Brasília, de 22 a 26 de julho 

Com o objetivo de buscar soluções para os desafios que as pessoas com deficiência (PcD) enfrentam no serviço público por meio de leituras de dados, servidores(as) públicos, estudantes, acadêmicos(as) e outros(as) interessados(as) em identificar adversidades, no intuito de ampliar as visões sobre as problemáticas do setor público que as atingem diretamente, participarão em Brasília (DF), de 22 a 26 de julho, de mais uma edição do Datathon. O evento é uma competição de inovação aberta que utilizará os dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) para promover um amplo debate sobre a inclusão no serviço público.

O Judiciário de Santa Catarina estará representado pelos servidores Rodrigo Lima, Luciana Rabello, Raphael Lobo e Vanessa Fenili, integrantes da equipe multidisciplinar do programa Integra e da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, do PJSC. “Estaremos com a responsabilidade de representar a nossa instituição e o trabalho transformador dessa potente equipe. O trabalho de cada um aqui faz toda a diferença para a complementariedade nos avanços da cultura da acessibilidade e inclusão no Judiciário”, avalia Luciana Rabello, psicóloga da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão.

A servidora destaca ainda a importância deste momento. “Será uma valorosa oportunidade de fortalecer os passos que vêm sendo dados para seguirmos avançando no compromisso de nossa sociedade ser cada vez mais inclusiva”. Ao reconhecer o valor e a responsabilidade que lhes cabe, os servidores que irão representar a equipe do programa Integra completam: “Prometemos oferecer o nosso melhor nesse instigante desafio de análise e visão inovadora, no intuito de realizar conexões capazes de construir soluções diferenciadas para problemas que envolvem a temática da pessoa com deficiência no serviço público”.

Sobre o Datathon

Com esse olhar de utilizar a metodologia de inovação aberta como aliada para desenvolver soluções, a Escola Nacional de Administração Pública realiza, com o apoio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Impact Hub Brasil, o Datathon.

De acordo com os organizadores, essa análise se faz cada vez mais necessária pelo crescente número de pessoas com deficiência que ingressam no serviço público brasileiro. De acordo com dados da INFOGOV/SIAPE, o número de PcDs nessa área cresceu de 3.942 em dezembro de 2014 para 6.720 em junho de 2023, um aumento de 70%. 

 

Imagens: Divulgação/Datathon
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.