PJSC garante acesso à Justiça ao instalar dois novos pontos de inclusão digital (PID) - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa tem por objetivo atender os excluídos digitais
- Instalação
Mais dois novos pontos de inclusão digital (PID), do programa Justiça Mais Perto, foram instalados nesta semana pela Justiça catarinense. Agora, as cidades de Leoberto Leal, no Alto Vale do Itajaí, e Timbó Grande, no Planalto Norte, contam com um espaço que facilita o acesso aos serviços judiciais de forma efetiva e ágil. As solenidades de instalação ocorreram, respectivamente, hoje (18/7) e na última terça-feira (16/7). Agora, já são 41 PIDs em todo o Estado.
Equipados com computador, internet e um servidor dedicado a auxiliar os usuários, os PIDs têm como missão principal oferecer suporte àqueles que não possuem familiaridade com o mundo digital. A iniciativa segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem por objetivo atender os excluídos digitais e maximizar o acesso à Justiça com a maior eficiência possível.
Na instalação de Leoberto Leal, o juiz Eduardo Felipe Nardelli, diretor do foro da comarca de Ituporanga, observou que, num cenário em que o Judiciário é cada vez mais uma carta de serviços e menos um local físico, ampliar e facilitar o acesso digital é essencial. “Nesse contexto, a tecnologia não deve ser um obstáculo, mas sim um instrumento de democratização do acesso à Justiça. Cabe a nós, a partir de hoje, explorar ao máximo as potencialidades desse novo instrumento, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e conectada”, apontou o magistrado. A desembargadora Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes, vice-coordenadora da Cojepemec, também esteve presente nesta solenidade de instalação em Leoberto Leal.
Para o juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Junior, que responde atualmente pela comarca de Santa Cecília, a instalação do PID em Timbó Grande representa um passo importante para aproximar a Justiça da comunidade, por facilitar o acesso aos serviços judiciais e promover a cidadania digital. “Esperamos que este espaço seja amplamente utilizado e que traga muitos benefícios a todos”, destacou.
Os pontos de inclusão digital possibilitam a realização de atos processuais, principalmente depoimentos das partes, testemunhas e outros colaboradores da Justiça, por sistema de videoconferência, além da realização de atendimento por meio do Balcão Virtual, instituído pela Resolução do CNJ n. 372/2021.
Saiba mais informações sobre os 41 PIDs instalados e suas localizações em Santa Catarina.