Voltar PJSC apoia campanha focada no esclarecimento e conscientização de finanças públicas 

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) aderiu a campanha focada no esclarecimento e conscientização dos cidadãos sobre a importância de se conhecer e acompanhar o processo de gestão das finanças públicas, lançada pelo Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (SINDAF SC). O objetivo é informar onde e como são investidos os recursos arrecadados pelo Estado.

A juíza auxiliar da Presidência do TJSC Iolanda Volkmann destaca que a proposta da campanha é deveras relevante, na medida em que pretende melhor esclarecer a sociedade quanto aos aspectos relacionados às finanças públicas, origem e destinos desses recursos, a responsabilidade dos órgãos e servidores envolvidos, e o importante papel dos cidadãos, na condição de contribuintes, para que, de maneira democrática e transparente, possam exercer seus direitos.

Amparada na pergunta/resposta “O que você tem a ver com as finanças públicas? Tudo!”, a ação tem como objeto divulgar informações e abordar questões pontuais sobre finanças públicas com o propósito de ampliar o alcance da mensagem e alcançar o maior número de cidadãos. A campanha surgiu a partir da vivência dos Auditores de Finanças, que diariamente encaram os desafios de gerir as finanças públicas de Santa Catarina e transformar dados e números em informações que, ao mesmo tempo, subsidiem as tomadas de decisões dos gestores, estejam acessíveis e sejam compreensíveis para os cidadãos.

“Os cidadãos desempenham um papel ativo e importante nas finanças públicas, tanto quanto contribuintes quanto como participantes do processo democrático, e nosso objetivo é despertar em cada um o interesse pela prática responsável de se importar e acompanhar de perto esse tema tão importante, e que tem influência direta na vida de todos nós. E nesse sentido, o apoio do Tribunal de Justiça fortalece sobremaneira a campanha que estamos divulgando, que tem a ver com legalidade, transparência e acessibilidade às informações, respeito aos direitos individuais e estímulo a práticas cidadãs. O Tribunal de Justiça atua nesse universo, e nada melhor do que unir forças para alcançar objetivos comuns”, pontua o presidente do SINDAF SC, Sandro Medeiros Alves.

Imagens: Divulgação/Sindaf-SC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.