Voltar Palestra traz números e informações sobre o câncer de mama, além de dicas para a prevenção

Evento foi o primeiro após assinatura do acordo interinstitucional para fomentar a saúde dos servidores

De cada oito mulheres que você conhece, uma desenvolverá o câncer de mama. A afirmação do oncologista Victor Paviani deu o início à palestra “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, realizada na tarde desta sexta-feira (18/10) no Auditório Thereza Tang, dentro da programação desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), no Outubro Rosa.

A palestra pode ser assistida no canal oficial do TJSC no YouTube. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paviani trabalhou na área da oncologia por uma década. Após esse período, ele optou por se dedicar à promoção da saúde. Desde então, segue como professor e palestrante para transformar a vida de muitas mulheres por meio do compartilhamento dos seus conhecimentos e experiências.

Apesar de começar a palestra com uma informação preocupante, o especialista trouxe um universo de informações para mostrar que a prevenção é um ótimo caminho para evitar a doença. O público identificou quais são as mulheres que estão mais propensas a desenvolver a doença, e quais tipos de situação diminuem a chance de incidência do câncer de mama.

Paviani ainda orientou sobre os hábitos que podem ser adotados como prática para reduzir os riscos. Também mostrou o que deve ser evitado; os mitos e as verdades sobre o tema, com dados estatísticos atualizados; e dicas práticas que podem ser incorporadas no dia a dia para promover a saúde e a prevenção.

Uma das informações que mais surpreendeu a plateia foi a de que os casos da doença têm crescido entre as mulheres jovens. Um estudo publicado no início deste ano no Journal of the American Medical Association (JAMA), mostrou o aumento da doença em pessoas com menos de 50 anos, em especial na faixa de 30 a 39 anos, nos Estados Unidos. No Brasil, especialistas também observam esse fenômeno.

O oncologista também deu dicas importantes de prevenção primária ao câncer de mama. “A primeira é cuidar do seu peso. O peso é um fator de risco superimportante e que precisa ser avaliado em todas as mulheres pré e pós-menopausa. E outra é o movimento, o exercício físico. Sem dúvida, fazer algum tipo de atividade física reduz sempre o risco de ter um tumor de mama. Isso independe de outros fatores de risco. A probabilidade de desenvolver a doença reduz em 20%, mesmo que você não tenha hábitos de vida tão bons, como fumar ou ter um pouco de sobrepeso”, concluiu.

Cooperação técnica entre tribunais e poderes

A imagem retrata um grupo grande de pessoas, predominantemente mulheres, reunidas para uma fotografia em uma sala de conferência. Todos estão sorrindo e parecem felizes, vestidos em roupas casuais e de trabalho. Eles estão posicionados entre fileiras de cadeiras e um pódio ao fundo com um projetor exibindo o logotipo do evento, indicando que a foto foi tirada após ou durante um evento especial. O ambiente sugere uma atmosfera de camaradagem e colaboração, possivelmente ao final de uma palestra ou workshop.
 

Antes da palestra, a médica e diretora da DSQV Graciela de Oliveira Richter Schmidt destacou que o evento foi o primeiro realizado após a celebração do acordo de cooperação técnica interinstitucional entre TJSC, Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para fomentar a saúde de servidores e dos seus membros.

“Nossa cooperação possibilitará a realização, o intercâmbio, a divulgação e o aprimoramento de ações voltadas aos interesses comuns na área. Vai unir esforços, expertise e recursos para aprimorar as campanhas e ações visando a melhoria de saúde dos nossos membros, magistrados, servidores, colaboradores, visando a melhoria do bem-estar, do desempenho, redução do absenteísmo ao trabalho, maior engajamento e maior participação do nosso público-alvo”, destacou a diretora da DSQV.

Também prestigiaram o evento a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJ; a juíza auxiliar da Presidência do TJ, Maira Salete Meneghetti; a assistente social da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social da Alesc, Thais Borges Martins Vieceli; a coordenadora da área de Saúde do TRT-12, Cristina Vivan; a secretária de Gestão de Pessoas TRE-SC, Ana Cláudia Furtado Vidal; e a diretora de Gestão de Pessoas do TCE/SC, Rosana Aparecida Bellan.

Veja a cobertura fotográfica do evento.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.