Voltar No norte do Estado, programa Novos Caminhos conclui formação de mais 91 jovens

Entrega de certificados.
 

“Sim, somos merecedores.” Entusiasmada, grata e cheia de orgulho pela etapa vencida, a adolescente J. falou diante de uma plateia lotada sobre a experiência vivenciada como jovem aprendiz nos últimos meses de função na Fiesc Joinville. Ela e mais 90 jovens participaram na quarta-feira (22/11) da cerimônia de encerramento das atividades de 2023 do programa Novos Caminhos na região Nordeste, que compreende as cidades de Joinville, Araquari, Garuva, Itapoá, Barra Velha e São Francisco do Sul.

“Fazer eu nunca soube, mas queria aprender. Por isso iniciei um curso de aprendizagem industrial no Senai Sul e hoje trabalho na Fiesc. Sou jovem aprendiz e, como aprendo a toda hora, minha vida mudou nestes últimos meses. Tenho muito orgulho em atender ao telefone e dizer: J.. Responsabilidade Social, boa tarde! Tenho até e-mail, meus dias são cheios, nenhum dia é igual ao outro. Trabalhar em uma empresa assim é fazer com que meu futuro seja diferenciado. Nem em meus melhores sonhos imaginei que faria parte desta família. É um orgulho representar não só o Novos Caminhos hoje, mas também a responsabilidade social, e o que posso falar é obrigada a todos que cuidam e prezam por nosso bem-estar e que dão oportunidade para que possamos trabalhar e estudar”, declarou a jovem.

Mesa de autoridades.
 

Presente na cerimônia, o juiz da Vara da Infância e Juventude da comarca de Joinville, Márcio Rene Rocha, enfatizou para os jovens/adolescentes que concluíram os cursos em 2023 a importância de manter o foco constante no aprendizado. "Vocês receberam a chance e aproveitaram, esse é o primeiro passo, mas continuem, não parem por aí. Qualifiquem-se, porque o que se aprende se leva para a vida e ninguém tira."

Em seu momento de fala, Daniel de Aviz, gerente de operações da Fiesc regional Norte/Nordeste, parabenizou os formandos e reforçou a importância de manter o foco constante na formação. “Tenho certeza de que essa conquista não foi feita em um único dia, é o resultado de muito esforço, e vocês merecem tudo que estão conquistando hoje, que possam continuar se desenvolvendo, persistindo dia após dia.”

Entrega de certificados.
 

Na mesma ocasião, 22 empresas da região que contrataram os jovens do programa foram homenageadas com o título de “Empresa Cidadã”; 70 empresas que, por meio de ações voluntárias, destinam aos serviços de acolhimento bens ou serviços em benefício dos acolhidos receberam a certificação de “Empresa Amiga”; e 92 voluntários que dedicaram tempo e trabalho à causa também foram reconhecidos.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho do nosso jovem aprendiz e, ao findar este período, a intenção é integrá-lo ao quadro efetivo de funcionários”, conta a representante da Modelação e Ferramentaria Walbert, uma das empresas que acreditaram no Novos Caminhos e contrataram um jovem.

Servidoras segurando bolas de vôlei.
 

O escritor paulista e compositor de trilhas musicais Álvaro Fernando participou da cerimônia com uma palestra interativa, leve e rápida, para os jovens. Convidado da Fiesc, ele considera muito importante a iniciativa das entidades catarinenses. “É maravilhosa a capacidade do programa Novos Caminhos em motivar pessoas e organizações e criar oportunidades para desenvolvimento aos jovens e adolescentes de todo o Estado.” Álvaro falou aos jovens sobre o tempo - como não olhar com arrependimento para o passado e nem com ansiedade para o futuro, focando, sim, no presente.

O Programa

O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense (PJSC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.