Voltar Mapeamento das competências das funções exercidas na Justiça de 1º grau alcança 30%

Meta é atingir 60% até o final deste ano

O Tribunal de Justiça, através de projeto desenvolvido em parceria pela Diretoria de Recursos Humanos, Academia Judicial e Assessoria de Planejamento, trabalha com a expectativa de mapear as competências de 60% da força de trabalho da Justiça de 1° grau até 31 de dezembro deste ano, e, desta forma, alcançar a meta estabelecida pelo CNJ com a finalidade de subsidiar a implantação da Gestão de Pessoas por Competências nos órgãos do Poder Judiciário nacional.

Entende-se como competência, para este modelo de gestão, o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam, dentro de um contexto, o desempenho adequado de determinada função. Até o momento já foram mapeadas cerca de 30% das competências da Justiça de 1° grau do PJSC, correspondentes às funções de secretário de foro (reuniões realizadas em 6 e 7 de agosto); oficial de justiça e avaliador (20 e 21 de agosto); assistente social (1º e 2 de setembro); e oficial da Infância e Juventude (11 e 12 de setembro). As reuniões de mapeamento de competências ocorrem ao longo de dois dias, nos quais são apresentados conhecimentos teóricos sobre o assunto e realizadas atividades práticas com o objetivo de identificar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o exercício de cada função.

O resultado final é a construção participativa, orientada por uma equipe de mapeadores, de um documento com a descrição das competências de cada função. O mapeamento de competências das funções desempenhadas na Justiça de 1º grau conta com a coordenação do analista administrativo Marcelo Dias e Silva e uma equipe de 10 mapeadores, todos servidores do TJSC. O mapeamento de competências é a primeira etapa para a implantação da Gestão de Pessoas por Competências, que visa a identificar, desenvolver e mobilizar as competências necessárias para o alcance dos objetivos da instituição.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.