Voltar Inclusão e acessibilidade marcam o início dos trabalhos de 114 residentes no PJSC

O Programa de Residência Jurídica do Poder Judiciário de Santa Catarina iniciou suas atividades nesta semana (21/8) com 114 novos residentes. O programa, neste momento, tem primado pela inclusão e pela acessibilidade.

Em razão disso, na próxima semana haverá uma reunião entre a Secretaria de Acessibilidade e Inclusão, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, os residentes jurídicos deficientes visuais, os gabinetes envolvidos e a Seção de Apoio à Pesquisa da Academia Judicial.

O objetivo é auxiliar residentes e gabinetes na propositura e implementação de planos, projetos e ações voltados ao Programa de Residência Jurídica, com vistas na promoção de acessibilidade e inclusão focada nas funções atribuídas aos residentes, conforme descrito no art. 36 da Resolução GP n. 75/2022.

O processo seletivo do Programa de Residência Jurídica, sob a responsabilidade da 1ª Vice-Presidência, foi realizado em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) e teve 127 aprovados - 117 para vagas de ampla concorrência, oito para vagas destinadas a negros e pardos e dois para vagas reservadas a portadores de deficiência.

Em seguida, a Academia Judicial realizou audiência pública por meio da plataforma Teams, em que os residentes jurídicos escolheram seus orientadores. Foram registradas algumas desistências, e o número final fechou em 114 residentes. A possibilidade de trabalho a distância viabilizou o preenchimento de um número maior de vagas em comarcas do interior do Estado.

Imagens: Divulgação/AJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.