Voltar GMF e representantes do governo do Estado discutem implementação da política antimanicomial em SC

Desafio ocorre na estruturação da Rede de Atenção Psicossocial do Estado

Representantes do Governo do Estado de Santa Catarina estiveram na última sexta-feira (18/10) reunidos com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (GMF/TJSC). O encontro ocorreu na sede do TJ e discutiu a implementação da Política Antimanicomial do Poder Judiciário, instituída pela Resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em pauta, a possibilidade de prorrogação dos prazos previstos na normativa, com a edição da Resolução CNJ n. 572/2024. A nova resolução definiu que, por meio do Tribunal, os demais atores envolvidos na execução da Política Antimanicomial podem pedir uma prorrogação de prazo para a sua implementação. O prazo para o pedido é até o próximo dia 29 de novembro.

Para isso, a solicitação deve demonstrar o motivo da indispensabilidade da prorrogação do prazo, a descrição das ações já implementadas; e uma proposta de plano de ação que contemple descrição das ações pendentes e cronograma relativo à implementação no lapso temporal pleiteado, com as etapas previstas e os respectivos responsáveis.

Para a apresentação do plano de ação, uma nova reunião está marcada para o próximo dia 4 de novembro. O maior desafio ocorre na estruturação da Rede de Atenção Psicossocial do Estado, que passará a receber os pacientes egressos dos hospitais de custódia de tratamento psiquiátrico, cujo encerramento de atividades foi determinado pela Lei Antimanicomial regulamentada ano passado pela resolução 487 do CNJ.

O prazo para o fechamento dessas instituições era 28 de agosto. Mas em julho, o Órgão Especial do TJSC concedeu liminar para suspender o fechamento do Hospital de Custódia de Florianópolis. O pedido foi feito pela 6ª Promotoria de Justiça da Capital, sob argumento de a atual RAPS não tem capacidade para atender os pacientes judiciários.

Como representantes do GMF, participaram da reunião a presidente em exercício do órgão, desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho; o juiz coordenador Rafael de Araújo Rios Schmitt; a secretária Ariadny Cristinny Gonçalves da Silva; e as assessoras jurídicas Ana Luisa Fernandes Naatz e Pietra Lima Inácio.

Representaram o Executivo estadual o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Mendes; o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva; a secretária adjunta da Administração Prisional e Socioeducativa, Joana Mahfuz Vicini; a diretora do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) Danielle Amorim Silva; a secretária adjunta de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Luciane Natalícia dos Passos; a assessora de comunicação social da pasta, Helena Marquardt; e a gerente de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Veja a cobertura fotográfica da reunião.

Imagens: Cristiano Estrela/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.