Engajamento do Judiciário catarinense reforça prevenção ao câncer de próstata  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Engajamento do Judiciário catarinense reforça prevenção ao câncer de próstata 

Comarcas aderiram à campanha do Novembro Azul em todo o Estado 

29 Novembro 2024 | 08h29min
  • Novembro Azul

Neste mês de novembro, as comarcas do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) aderiram ao movimento Novembro Azul, demonstrando seu compromisso com a conscientização sobre a saúde masculina. A campanha, que teve início há 20 anos na Austrália com o nome "Movember", busca alertar para a importância dos cuidados preventivos, especialmente no diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens.

Com muita criatividade e empenho, as equipes das unidades do Judiciário abraçaram a causa e deram um toque especial aos espaços. A equipe da comarca de Camboriú, por exemplo, iluminou a fachada do prédio e vestiu a cor azul, símbolo da campanha, chamando a atenção da comunidade para o tema. Além de iluminar a fachada, a comarca de Brusque, no Vale do Itajaí, também decorou a recepção e outras áreas internas, criando um ambiente temático e acolhedor para promover a conscientização.

Após chamar a atenção para os cuidados e prevenção ao câncer de mama, o Fórum da comarca de Turvo, no Sul catarinense, deixou de ser iluminado com a cor rosa para destacar o azul e marcar a adesão ao Novembro Azul. O novo cenário destaca a importância da conscientização sobre a saúde do homem, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. O objetivo, de acordo com a unidade, é alertar a sociedade sobre os cuidados com a saúde masculina. A iniciativa incentiva homens, especialmente a partir dos 45 anos, a realizarem exames preventivos e consultas regulares.

Assim como outras datas comemorativas importantes, o Novembro Azul é lembrado todos os anos na comarca de Campos Novos, no Meio-Oeste. A cor toma conta do Fórum. Todas as portas internas têm uma gravata azul e o hall de entrada recebe uma decoração especial para recepcionar, não só os servidores, mas também o público que é atendido pelo judiciário. A ideia é lembrar como são fundamentais os cuidados com a saúde física e mental dos homens, independentemente de sua idade. Os servidores, em ano anterior, foram agraciados com um botton personalizado alusivo ao Novembro Azul, e todos os anos recebem individualmente uma mensagem e um bombom para ‘adoçar’ o dia. Também, com o intuito de reunir os servidores por alguns minutos, todos são chamados para a foto oficial do Novembro Azul. Neste dia, todos usam a cor símbolo da campanha.

Ainda na região, na comarca de Caçador, os servidores participaram de uma ação alusiva ao Novembro Azul, campanha mundial dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Vestindo roupas azuis, os servidores lembraram sobre a importância de conscientizar a população masculina em relação os cuidados com a saúde, especialmente a realização de exames preventivos. Além disso, houve a distribuição de um cartão com uma mensagem junto com um chocolate.

O Novembro Azul busca combater o preconceito e incentivar os homens a priorizarem o acompanhamento médico regular. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, mas as chances de cura podem chegar a 90% se detectado precocemente. Além da ênfase nos exames, a campanha também reforça a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e controle do estresse. Por estes motivos, os servidores da comarca de Orleans, no sul do Estado, vestiram a cor símbolo do movimento para demonstrar o engajamento à causa.

Mais do que um gesto simbólico, a adesão à campanha reforça a importância do cuidado com a saúde, inspirando servidores, magistrados e a sociedade a agir em prol de um futuro mais saudável. A detecção precoce é fundamental para garantir maiores chances de cura do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. 

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080