Voltar Em junho, 11 comarcas catarinenses comemoram data de instalação

Com 68 anos, Xanxerê, Palmitos e Mondaí são as mais antigas deste grupo

Ao todo, neste mês de junho, nove comarcas de Santa Catarina celebram o aniversário de instalação. As unidades estão no Litoral Norte, Sul, Oeste, Extremo Oeste e Meio-Oeste, e todas carregam fatos importantes para a história da Justiça catarinense. Nessas comarcas, magistrados, servidores, estagiários, terceirizados, voluntários e funcionários cedidos por outros órgãos desempenham suas atividades e são peças essenciais para uma prestação jurisdicional de qualidade.

Capinzal

A imagem mostra a fachada de um prédio identificado como "Fórum". O edifício é de cor clara e possui janelas grandes na parte superior. Na entrada, há uma rampa de acesso com corrimão e uma escada ao lado. Em frente ao prédio, há três mastros com bandeiras. Há também uma placa de trânsito. Uma palmeira está plantada à esquerda da entrada.
 

A comarca que abre a lista das aniversariantes é Capinzal, no Meio-Oeste. A unidade completa 67 anos neste dia 4 de junho. O primeiro juiz da comarca foi Gervásio Nunes Pires. Inicialmente, o Fórum foi instalado no prédio do senhor Clemente Zortéa, na rua XV de Novembro, no Centro de Capinzal. Nesta época, por não haver espaço na sala locada, os júris eram realizados no Ateneu Clube. Em 19 de abril de 1970 ocorreu a inauguração do Fórum Marcílio João da Silva Medeiros na rua Carmelo Zoccoli, onde está até hoje. A comarca de Capinzal abrange os municípios de Capinzal, Ipira, Lacerdópolis, Ouro e Piratuba, e atende uma população de 40 mil pessoas. Tramitam atualmente na 1ª Vara, com competência cível e de família, e na 2ª Vara, com competência criminal e da Fazenda, cerca de 5,6 mil processos. A estrutura conta com dois juízes e 60 funcionários entre servidores, estagiários, terceirizados e membros do Ministério Público.

Xanxerê

A imagem mostra um prédio de dois andares com uma fachada moderna e retangular. A construção é de cor clara, com detalhes em cinza. Na frente do prédio, há uma calçada larga e uma rua asfaltada. Existem várias árvores de médio porte plantadas ao longo da calçada, proporcionando sombra e um toque de verde ao ambiente. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado.
 

No dia 5 é aniversário do Fórum Governador Ivo Silveira, que foi instalado há 68 anos em Xanxerê, Oeste catarinense. A comarca atende os moradores da "Capital do Milho", Bom Jesus e Faxinal dos Guedes. Atualmente, 15.761 mil processos tramitam na ⁠1ª Vara Cível e Juizado Especial Cível, 2ª Vara Cível, Vara Criminal e Vara da Família e Anexos, além de uma unidade do Cejusc. São quatro juízes titulares e 80 servidores, estagiários e terceirizados que trabalham no prédio, que conta ainda com salas de apoio do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/subseção Xanxerê. Em março, a comarca foi escolhida pelo TJSC para a primeira entrega de títulos pelo programa Lar Legal Rural.

Mondaí

A imagem mostra a fachada de um prédio identificado como "Fórum". O edifício é de dois andares, com janelas grandes e retangulares. Na frente do prédio, há três bandeiras hasteadas. Em frente ao prédio, há um jardim bem cuidado com grama verde, arbustos e uma árvore com flores rosas. Há também uma calçada de concreto que leva até a entrada principal do fórum.
 

No Extremo Oeste, em 6 de junho, a comarca de Mondaí também completa 68 anos de serviços judiciários prestados às comunidades de Mondaí, Riqueza e Iporã do Oeste. A equipe, composta de 32 servidores e colaboradores, aguarda pela nomeação de um magistrado titular. Ao longo dos anos, o Fórum Desembargador Norberto de Miranda Ramos se tornou referência estadual em cuidados com o meio ambiente. Reaproveitamento de folhas de ofício e plantio de árvores no jardim do Fórum são algumas das atitudes constantes dos servidores. Em maio, a comarca recebeu um Ponto de Inclusão Digital, instalado no mesmo prédio. A comarca conta também com o projeto “Nem com uma flor”, grupo reflexivo de combate à violência doméstica com foco nos agressores, e também a “Oficina de Parentalidade”, que auxilia casais separados e mães solo a minimizar os conflitos nas audiências de mediação familiar. Atualmente, a unidade possui 4,8 mil processos em andamento, de todas as competências.

Balneário Piçarras

A imagem mostra um prédio de um fórum. O edifício é de um andar, com telhado de telhas vermelhas e paredes brancas. Na entrada principal, há uma estrutura revestida de azulejos azuis com a palavra "FÓRUM" escrita em letras brancas. Em frente ao prédio, há três mastros para bandeiras, mas sem bandeiras hasteadas. O prédio é cercado por uma grade de metal verde e há uma rampa de acesso ao lado da escada principal. O céu está nublado.
 

Distante quase 120 km da capital Florianópolis e com uma população que ultrapassa 27 mil habitantes, Balneário Piçarras, no norte do Estado, é uma cidade com praias encantadoras formada por uma orla de aproximadamente 7 km. A comarca de entrância final completa neste dia 8 de junho 45 anos de instalação. Atualmente, para a prestação jurisdicional, a unidade possui a 1ª e 2ª Varas, nas quais tramitam 8.165 processos.

Camboriú

A imagem mostra a fachada de um prédio com a palavra "FÓRUM" escrita em destaque acima da entrada principal. O prédio é de um andar, com paredes brancas e um telhado de telhas vermelhas. A entrada principal é marcada por uma estrutura revestida de azulejos azuis. Há uma rampa de acesso e alguns degraus que levam até a porta. À esquerda da entrada, há uma janela com um aparelho de ar-condicionado instalado. Em frente ao prédio, há uma área pavimentada com algumas plantas e bandeiras hasteadas. O céu está azul com algumas nuvens brancas.
 

A jovem comarca de Camboriú, localizada na região da Foz do Rio Itajaí, celebra 23 anos neste mês. Instalada em 8 de junho de 2001, a jovem comarca atende exclusivamente aos jurisdicionados da cidade-sede. Conforme o último censo do IBGE, nos últimos 12 anos a cidade deu um salto de 63 mil habitantes para 103,5 mil habitantes, o que posicionou o município entre as 15 maiores cidades de Santa Catarina.

Atualmente, quatro magistrados atuam em duas Varas Cíveis, na Vara Criminal e na Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões. Além dos magistrados, também laboram na comarca aniversariante 42 servidores efetivos, 19 estagiários, dois policiais militares, 11 terceirizados, cinco à disposição, três residentes e oito assessores jurídicos. O prédio do Poder Judiciário, localizado no bairro Santa Regina, também abriga duas promotorias de justiça.

São Domingos

A imagem mostra um prédio de esquina com telhado de telhas vermelhas e paredes brancas. A fachada principal tem detalhes em azul e há três bandeiras hasteadas na frente. A rua em frente é de paralelepípedos e há algumas pequenas árvores plantadas na calçada. O céu está nublado, indicando um dia possivelmente chuvoso.
 

No dia 21, a comarca de São Domingos, no Oeste, comemora 43 anos de instalação. O Fórum Desembargador Odjalma Costa, em funcionamento no centro da cidade, exerce a Justiça para os moradores do município-sede e também Galvão, Coronel Martins, Ipuaçu e Entre Rios. A estrutura conta com um juiz mais 29 servidores e colaboradores para atender a demanda dos 7,5 mil processos ativos atualmente na Vara Única da comarca.

Garuva

A imagem mostra um prédio de dois andares com a palavra "FÓRUM" escrita em letras grandes na fachada do segundo andar. O prédio é de cor rosa claro com detalhes brancos, incluindo janelas e portas. Há uma varanda no segundo andar com grades brancas. Na frente do prédio, há quatro bandeiras hasteadas e alguns vasos de plantas.
 

Também no norte do Estado, a cidade de Garuva tem atualmente uma população de quase 18,5 mil habitantes e conta com uma comarca de entrância inicial, que neste dia 27 de junho completa 21 anos de instalação. O prédio do fórum está localizado na região central do município, e na unidade de vara única 4.362 processos estão em tramitação no momento.

Içara

A imagem mostra a fachada de um prédio moderno com a palavra "FÓRUM" escrita em uma coluna vertical à direita da entrada principal. O edifício é de cor branca com detalhes em cinza e possui janelas de vidro. Na frente do prédio, há três mastros com bandeiras: a primeira bandeira é azul, branca e vermelha; a segunda é verde e amarela (provavelmente a bandeira do Brasil); e a terceira é vermelha e branca. Há também uma cerca de metal verde em frente ao prédio e um gramado bem cuidado. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado.
 

A comarca de Içara, a única comarca aniversariante da região Sul em junho, celebra 38 anos de instalação no dia 27. Ela abrange a cidade-sede da comarca e também o município de Balneário Rincão, com população estimada em mais de 75 mil habitantes. A comarca possui três varas - 1ª e 2ª Varas Cíveis e Vara Criminal -, com acervo total de mais de 22,5 mil processos. Além de seus três magistrados titulares, a comarca também conta com 48 servidores, 15 estagiários e nove terceirizados.

Santa Cecília

A imagem mostra um prédio de dois andares com uma arquitetura moderna. As paredes são brancas e há várias janelas retangulares de vidro escuro. Na frente do prédio, há uma estrutura metálica com pilares verticais para hastear bandeiras. À esquerda, há uma árvore verde e, em frente ao prédio, há lixeiras coloridas para coleta seletiva de lixo. O céu está claro e azul, indicando um dia ensolarado.
 

A última aniversariante do mês é a comarca de Santa Cecília, no Meio-Oeste. A unidade foi instalada no dia 28 de junho e completa 58 anos. O nome do Fórum é uma homenagem ao juiz Nilo Rio Bastos, que atuou na comarca entre os anos 1967 e 1970 e faleceu, no exercício da função, em 1971. A Vara Única atende cerca de 25 mil moradores da cidade-sede e Timbó Grande, região onde a principal fonte de economia é a madeira e a agropecuária. O Fórum está localizado em uma das principais avenidas da cidade, a XV de Novembro, e próximo a outros órgãos públicos. O acervo da comarca tem hoje 7.257 processos, sendo 5.934 ativos e 1.323 suspensos. No local atuam um juiz e 27 servidores, estagiários, voluntários, cedidos da prefeitura e PM, além de 10 terceirizados.

Papanduva

A imagem mostra a fachada de um prédio público, identificado como "Fórum". O edifício é de dois andares, com uma arquitetura moderna e simétrica. Na parte central, há uma entrada principal com uma rampa de acesso e escadas, ladeada por pequenos arbustos e plantas ornamentais. Acima da entrada, há três bandeiras hasteadas. O prédio é pintado em tons claros, com janelas grandes e retangulares. O céu está azul com algumas nuvens, indicando um dia ensolarado.
 

No dia 17 de junho, a comarca de Papanduva completa 36 anos de instalação e prestação jurisdicional. O Fórum denominado Athaualpa Garrozze Mascarenhas Passos está localizado na região central da cidade. De entrância inicial, a comarca abrange também o município de Monte Castelo e no momento possui um acervo de 7,3 mil processos em andamento.

Palmitos

A imagem mostra um prédio de dois andares com a fachada branca e janelas retangulares. Na parte central do prédio, há uma placa com a palavra "FÓRUM". Há algumas bandeiras hasteadas à esquerda da entrada principal. Na frente do prédio, há alguns carros estacionados e fios elétricos cruzando a imagem. O céu está claro, indicando que é um dia ensolarado
 

A comarca de Palmitos, no Extremo Oeste, completa 68 anos em 6 de junho. Além da cidade-sede, abrange o município de Caibi, com população estimada em mais de 21 mil habitantes, que têm como sede do Judiciário local o Fórum Desembargador Vitor Lima. A Vara Única da comarca possui atualmente 3,5 mil processos em acervo.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à Imprensa

Copiar o link desta notícia.