A programação vespertina da comitiva presidencial pelo Oeste seguiu em Pinhalzinho. Lá, os desembargadores foram recebidos pelo juiz da Vara Única da comarca de Pinhalzinho, Caio Lemgruber Taborda, pelo juiz da Vara Única de Modelo, Wagner Luis Boing, e por advogados e autoridades locais que lotaram o Salão do Tribunal do Júri. Foi um momento para ouvir e deliberar sobre as demandas judiciais da região.
Taborda, em sua fala, ressaltou e agradeceu a dedicação dos servidores de Pinhalzinho para enfrentar problemas antigos da comarca, sem permitir que interfiram na qualidade do serviço prestado à comunidade. O magistrado também destacou a atenção especial que a Corregedoria e a Presidência do TJSC têm dispensado ao juízo de primeiro grau.
A presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, agradeceu o trabalho colaborativo entre as entidades, falou do orgulho que sente do Judiciário catarinense e pleiteou uma segunda vara para a comarca - um pedido antigo da comunidade jurídica local.
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, e o juiz assessor da Presidência Rafael Sandi observaram que acompanham a situação da comarca. No início da gestão, Pinhalzinho acumulava 11 mil processos em trâmite. Como ações imediatas, foi compensado o déficit de 15 servidores que existia na comarca. O juiz de Modelo também passou a colaborar com os trabalhos. Medidas que resultaram na redução do número de processos, que hoje é de 8.300. As varas estaduais implementadas também retiraram milhares de processos que tramitavam nas comarcas catarinenses.
“Percebemos que as medidas tomadas foram exitosas a curto prazo. No entanto, estamos acompanhando os levantamentos mensais da jurimetria. Embasados em dados, elaboraremos um ranking com as comarcas que mais necessitam de novas varas. No final do ano, encaminharemos à Assembleia Legislativa e, assim que aprovado, iniciaremos o processo de instalação das novas varas”, explanou o presidente.
Estiveram presentes na ocasião o deputado estadual Fabiano da Luz (ex-prefeito de Pinhalzinho); o prefeito de Pinhalzinho, Mario Afonso Woitexem; o presidente da OAB/SC - subseção Pinhalzinho, Henrique Schuh; e os desembargadores Carlos Alberto Civinski, André Dacol, Altamiro de Oliveira, Luiz Antônio Zanini Fornerolli e Selso de Oliveira.
A comarca de Pinhalzinho completou 50 anos de instalação em 25 de janeiro deste ano, é de entrância inicial e Vara Única, composta do município-sede mais as cidades de Nova Erechim e Saudades. Assim, é responsável pela prestação jurisdicional a 36 mil habitantes. Integra a 36ª Circunscrição, de Maravilha, no extremo oeste catarinense.