Diretoria de Saúde realiza análise ergonômica do trabalho em cinco comarcas catarinenses - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Ao todo, 654 postos de trabalho foram analisados pelos especialistas em ergonomia
- Saúde
O Poder Judiciário catarinense (PJSC) concluiu, no mês de agosto, as análises ergonômicas do trabalho (AET) em cinco comarcas do Estado: Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Gaspar e Pomerode. A avaliação teve como objetivo garantir um posto de trabalho confortável, bem como promover a saúde e o bem-estar dos magistrados e servidores.
Ao todo, 654 postos de trabalho passaram pela análise detalhada dos especialistas em ergonomia. A AET é um método essencial para identificar riscos ocupacionais, analisando fatores como esforço repetitivo, esforço físico, postura e adaptação do ambiente de trabalho às necessidades dos colaboradores.
A chefe da Divisão de Saúde Ocupacional, Carolina Buôgo, ressaltou a importância do trabalho: “Investir em ergonomia é investir na qualidade de vida. Por isso, é fundamental que realizemos as avaliações ergonômicas nos postos de trabalho em todo o estado. Essas avaliações são essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos nossos colegas, prevenindo lesões e promovendo ambientes mais saudáveis e produtivos, o que reflete diretamente na prestação de serviços à sociedade.”
Segundo Mani Moreira, fisioterapeuta da Seção de Ergonomia, “as recomendações resultantes das AETs serão implementadas nas comarcas, visando melhorias imediatas e a prevenção de possíveis problemas de saúde ocupacional. O PJSC reafirma seu compromisso com a valorização dos servidores e a busca constante por condições de trabalho ideais.”
As avaliações dos postos de trabalho continuarão a ser realizadas nas demais unidades judiciárias e administrativas do Poder Judiciário catarinense. Agora, no mês de setembro, serão executadas nas demais comarcas da região do Vale do Itajaí e devem ser iniciadas nas regiões da Grande Florianópolis e do Extremo Oeste. Tão logo o cronograma de realização das AETs nessas regiões seja aprovado, a Seção de Ergonomia entrará em contato com as secretarias de foro das comarcas para alinhamento da execução do trabalho.