Voltar Curso de revitalização do NIS forma nova turma para fortalecer segurança do PJSC 

Objetivo é assegurar proteção para quem trabalha e frequenta o Judiciário 

O Núcleo de Segurança Institucional (NIS) do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) formou, neste mês, a segunda turma do Curso de Revitalização Direcionado aos Policiais Militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) lotados na Casa Militar do TJSC e à disposição das unidades judiciárias. A capacitação ocorreu no início deste mês, em dois dias (8 e 9/5) - uma parte no Salão do Júri do fórum da comarca de Criciúma e outra no Clube de Caça e Pesca Alberto Scheidt, também em Criciúma. A primeira turma aconteceu em abril, em Chapecó.

Os 36 policiais militares foram instruídos sobre os procedimentos mais adequados para assegurar a proteção das unidades do PJSC e de todos que nelas trabalham ou frequentam. Os profissionais receberam atualização teórica quanto a questões de legislação interna e procedimentos operacionais, bem como informações e treinamento prático, inclusive instrução de tiro real. Além disso, receberam treinamento e certificação internacional de controle de hemorragias ("Stop The Bleed"), projeto criado pelo Departamento de Defesa Americano e Colégio Americano de Cirurgiões.

"A segurança das unidades judiciais e de todos que nelas atuam ou frequentam é uma prioridade para o PJSC. Os cursos de revitalização oferecem aos nossos policiais militares a oportunidade de aprimorar suas habilidades e se atualizar com as mais recentes práticas e protocolos de segurança. Essa capacitação contínua é vital para manter um alto padrão de proteção e resposta rápida em qualquer situação de emergência", afirma o chefe da Divisão de Segurança Institucional do NIS, tenente-coronel Joanir Ricardo Pereira dos Santos.

Os militares participantes atuam nas comarcas, da região Sul, de Araranguá, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Lauro Müller, Meleiro, Orleans, Santa Rosa do Sul, Sombrio, Tubarão, Turvo, Urussanga, além das comarcas de Tijucas, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Porto Belo, Camboriú, Gaspar e Brusque.

A capacitação foi conduzida pelo tenente-coronel Joanir, major Carlos Eduardo Steil Silva, subtenente Juliano Fleck da Rosa, sargento Rodrigo Rocha, sargento Mateus Jacy Floriani, sargento Gabriel Pires e cabo Dyego de Souza Pereira.

Para 2024, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, através da Academia Judicial, prevê a realização desses cursos para atender todas as regiões do Estado, conforme cronograma:

Região Serrana – Lages, nos dias 21 a 23 de agosto;

Planalto Norte – Joinville, nos dias 3 a 5 de setembro;

Capital – Florianópolis, nos dias 16 a 18 de outubro. 

Imagens: Divulgação/NIS-TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.