Voltar Curso de combate a incêndios e de primeiros socorros será realizado em Canoinhas neste mês

Curso de combate a incêndios no Tribunal de Canoinhas
 

Como controlar um princípio de incêndio no ambiente de trabalho? Como fazer a reanimação cardiorrespiratória? De que forma agir quando alguém se engasga? Os 111 servidores da Grande Florianópolis que, em 2023, fizeram o curso prático de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, que forma brigadistas voluntários, têm as respostas na ponta da língua. Agora, o curso será realizado na comarca de Canoinhas, no planalto norte do Estado, nos dias 20 e 21 de março.

A formação, com carga total de 14 horas-aula, é promovida pela Academia Judicial e pela assessoria do Corpo de Bombeiros Militar do PJSC (ACBM), e é destinada a magistrados e servidores. Entre outros pontos, os alunos passam a conhecer em detalhes os sistemas preventivos disponíveis nas edificações onde trabalham.

Neste primeiro semestre, depois de Canoinhas, o curso será realizado em Camboriú (26 e 27 de março), São Domingos (10 e 11 de abril), São Bento do Sul (17 e 18 de abril) e Porto União (8 e 9 de maio). Os interessados devem se inscrever na secretaria do foro.

“Os conhecimentos adquiridos são importantes para manter um ambiente de trabalho mais seguro, mas o curso não se resume a isso. Ele serve para a vida pessoal de cada servidor, serve para salvar vidas”, destaca o chefe da ACBM, coronel BM Deivid Vidal.

Curso de combate a incêndios e de primeiros socorros
 

Salva mesmo, como comprova a servidora Taciana Charline Martendal, aluna da primeira turma. Ela atendeu a mãe, que desmaiou em casa depois de realizar uma pequena operação. Com segurança, Taciana aplicou os primeiros socorros e a mãe se recuperou bem. “O fato de eu ter esse conhecimento, de saber o passo a passo, me manteve calma e pude auxiliá-la”, disse.

O entusiasmo da servidora se traduz no recado que ela dá aos que ainda não fizeram o curso: “Façam, vale a pena, os instrutores dão um show e é um conhecimento importante para a vida profissional e pessoal”.

O depoimento da servidora Miriam Paegle Galle segue a mesma linha. Dias depois do curso, houve um princípio de incêndio em sua casa e ela soube como proceder. “A sociedade como um todo deveria fazer este curso”, afirma.

Em Canoinhas, o curso será ministrado pelos membros da ACBM no Corpo de Bombeiros Militar da comarca. Depois de formados, os magistrados e servidores podem integrar, se quiserem, as brigadas voluntárias do Poder Judiciário.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.