Conheça os candidatos inscritos para a eleição da Comissão de Ética e Conduta do PJSC - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Conheça os candidatos inscritos para a eleição da Comissão de Ética e Conduta do PJSC

Eleições ocorrerão no dia 13 de agosto no portal do TJSC

09 Agosto 2024 | 15h51min
  • Eleições

As eleições para composição da Comissão de Ética e Conduta do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) ocorrerão na próxima terça-feira (13/8). A votação será facultativa e estará disponível no sistema de voto eletrônico, no acesso restrito, das 8h às 19h.

Vinculada à presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a Comissão de Ética e Conduta foi criada com o objetivo zelar pela aplicação do Código de Ética e Conduta, instituída pela Resolução TJ n. 22/2021, com independência, desprovida de poderes disciplinares, competindo-lhe a instauração, o recebimento e a análise dos procedimentos voltados a apuração de situações que envolvam a aplicação do Código de Ética e Conduta.

Serão destinadas sete vagas a servidores efetivos e estáveis, que não estejam respondendo e não tenham sido condenados, com trânsito em julgado, em processo administrativo disciplinar, civil ou penal por sua conduta profissional. Os candidatos serão eleitos pelo voto direto dos servidores do PJSC. Informações relativas ao processo eleitoral podem ser acessadas neste link.

Confira, abaixo, as apresentações encaminhadas pelos próprios candidatos:

Ademir Justino de Freitas

A imagem mostra um homem de pele clara, com cabelo curto e escuro, que está começando a ficar grisalho nas laterais. Ele tem sobrancelhas escuras e olhos castanhos. Seu rosto é arredondado e ele não está sorrindo. Ele está vestindo uma camisa de cor amarela clara. A foto parece ser um retrato de identificação, como uma foto de passaporte ou carteira de identidade, com fundo branco.
 

Agente de Apoio Administrativo lotado na Secretaria do Foro da Comarca de Camboriú. Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí.

Ingressou no Judiciário em 02/06/1997 na Comarca de Balneário Camboriú. A disposição na Comarca de Camboriú em 01/11/2007, lotado na Distribuição. Removido à Comarca de Camboriú em definitivo em 23/08/2011. Função de Distribuidor de 18/06/2012 a 30/09/2013.

Na Comarca já exerci a função de substituto como Chefe de Secretaria; Contador, Distribuidor e TSI. Habilitado com o curso de mediador pelo CNJ com estágio na 1ª e 2ª Vara de Família da Capital.

Na plataforma de ações pretendo contribuir com a imagem da instituição, associada a preservação da dignidade da função pública.

 

Alessandra Ludwig

A imagem mostra uma mulher sorrindo. Ela tem pele clara, cabelos longos e escuros, que estão penteados para o lado direito. Ela está usando uma blusa branca sem mangas e um colar com um pingente redondo. No ombro esquerdo, ela tem uma pequena tatuagem. O fundo da imagem é uma parede branca.
 

Me chamo Alessandra Ludwig, tenho 43 anos, sou servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina há 16 anos, lotada na Comarca de Ibirama e atuando como TSI desde 2012.

Sou graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, e antes de assumir como Técnica Judiciária fui concursada na Secretaria Estadual da Educação entre 2006 e 2008, como Técnica Pedagógica, além de ter dado aulas no período de 2003 a 2008, com intervalos, em escolas da rede estadual de Santa Catarina e pela Prefeitura de São José.

Na minha trajetória profissional no poder judiciário, tenho buscado sempre oportunidades de qualificação relacionadas a minha área de atuação, como técnica de cartório ou no suporte de informática, nos cursos oferecidos pela Academia Judicial e em Instituições externas, além de grupos de estudo e participação em eventos que discutam as questões que envolvam o trabalho, a tecnologia, a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, e o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, buscando me capacitar nos conhecimentos tecnológicos e sociais, para uma escuta qualificada e tratamento adequado dos casos de violência, assédio bem como mediação de conflitos tanto no atendimento ao público externo como interno.

Tenho interesse em integrar a Comissão de Ética e Conduta do PJSC pois as questões relativas ao trabalho e saúde dos servidores, e os conflitos oriundos destas questões, se mostram cada vez mais relevantes para o desempenho das atividades cotidianas; e promover a prática e a conscientização de princípios de conduta se torna fundamental em qualquer organização de trabalho.

Neste sentido, inscrevi a minha candidatura para integrar esta Comissão, reafirmando o compromisso com os princípios éticos, com a defesa dos servidores, com a transparência e legalidade e com a constante melhoria do serviço público, seja para o público interno (servidores e magistrados) bem como para a melhoria da sociedade como um todo.

Agradeço desde já a oportunidade e a confiança depositada.

 

Anderson Luiz Dutra Mota

A imagem mostra um homem de pele clara e barba cheia, com cabelo curto e castanho. Ele está usando uma camisa polo azul escura e um crachá pendurado no pescoço. O homem está sentado em um escritório, com uma janela de vidro atrás dele que reflete a sala. O ambiente parece ser bem iluminado e profissional.
 

41 anos, casado, 3 pets. Formação em Direito. TJA no PJSC desde 28/5/2008.

Atuação na DGP (2008-2022)

Funções: Chefe de Seção, Assessor Técnico e Chefe de Divisão

Atuação no Conselho do FRJ (2022 - atual)

Funções: Assessor Técnico

 

Douglas Dill

A imagem mostra um homem de pele clara, com barba cheia clara e cabelo curto claro. Ele está vestindo uma camisa social azul e está olhando diretamente para a câmera com uma expressão séria. O fundo da imagem é neutro, de cor clara.
 

Tem 40 anos, está no serviço público desde os 18 anos de idade. Ingressou no TJSC como Analista Jurídico em 2013 e, desde então, desempenha o cargo de Chefe de Cartório da Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Oeste.

Graduado em Direito (2009), pela UNOESC; Pós-graduações lato sensu: Direito Ambiental e Urbanístico (2011); Direito Administrativo (2012); Direito Processual Penal (2019); Direito Penal (2023).

Experiências anteriores: 2003-2011 – Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina; 2011-2013 – MP residente – Promotoria de Justiça (Moralidade Pública), em São Miguel do Oeste; 2013 – atual: Analista jurídico - Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Objetivo na Comissão de Ética e Conduta: contribuir com minha experiência no serviço público para zelar pela boa reputação dos agentes do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina. Comprometo-me com a integridade, probidade e ética para fortalecer a confiança da sociedade em nossa instituição.

 

Haydée Fernanda Loppnow

A imagem mostra uma mulher de pele clara, cabelos castanhos ondulados e compridos, usando óculos de armação escura. Ela está vestindo uma camisa social azul clara e um blazer preto. A expressão dela é neutra, com um leve sorriso. Ao fundo, há uma parede branca e parte de um monitor de computador à direita.
 

Sou Haydée Fernanda Loppnow, tenho quarenta anos e desses, mais da metade foram integrando os quadros do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Formada em Direito pela Univali de Itajaí em 2006, minha história forense começou em 2002 como estagiária voluntária, depois estagiária vinculada ao Tribunal de Justiça, assessora jurídica, técnica judiciária auxiliar e analista jurídica.

Atualmente, trabalho na assessoria de gabinete da 2ª Vara Cível da Comarca de Tijucas.

Num ano de Aquário, os temas ligados à dignidade, respeito e à empatia tem me chamado muito a atenção.

Tenho interesse em integrar a Comissão de Ética e Conduta pois sinto que posso transformar essa experiência em contribuição e fomentar a valorização das pessoas e os ambientes de trabalho cooperativos.

 

Iara Cristina Romanovitch

A imagem mostra uma mulher de pele clara e cabelos loiros, lisos e soltos. Ela está usando óculos de armação preta e tem uma expressão neutra no rosto. A mulher está vestindo uma blusa azul marinho com estampas de correntes douradas e brancas. Ao fundo, é possível ver parte de um ambiente interno com janelas grandes e uma estrutura de madeira. A iluminação parece ser natural, vinda das janelas.
 

Meu nome é Iara Cristina Romanovitch, sou ocupante do cargo efetivo de Técnico Judiciário Auxiliar há 10 anos.

Desempenho minhas funções no Cartório da 2ª Vara Criminal de Joinville.

Sou graduada em Ciências Econômicas e Direito, estudiosa do comportamento humano.

Desejo integrar a Comissão de Ética e Conduta - CEC porque sou movida por desafios, quero dar minha contribuição como representante dos servidores na CEC, cujo um dos objetivos é reduzir a subjetividade na interpretação de comportamentos disciplinares.

Peço o seu voto para representá-lo durante o biênio 2024-2026.

 

Liara Mirna Souza Nunes da Silva

A imagem mostra uma mulher de pele clara e cabelos lisos e loiros, que estão soltos e caem sobre os ombros. Ela está usando uma blusa preta com uma gola branca por baixo. No pescoço, ela tem um colar com várias camadas e pingentes redondos. Ao fundo, há uma parede branca com um quadro pendurado. A expressão dela é séria e ela está olhando diretamente para a câmera.
 

Sou TJA, servidora do Poder Judiciário de Santa Catarina desde julho de 2005, atualmente lotada e atuando como Secretária nas Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a todas as formas de discriminação (CPEAMAS). Em meus 19 anos de experiência no judiciário, desenvolvi minhas funções em diversos setores, dos quais destaco:

- Unidade de Direito Bancário (Capital)

- 3ª Vara Criminal da Capital (também como chefe de cartório)

- Cartório Unificado da Comarca de Imbituba

- Vara da Família do Norte da Ilha (Chefe de Cartório)

- 1ª Vara Criminal da Capital (Assessora de gabinete)

- Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF)

Antes de minha carreira no Poder Judiciário, fui Educadora Social (Prefeitura de Florianópolis - Concursada), Professora II (rede pública e privada) e Escriturária (Banco do Brasil - Concursada). Minha formação acadêmica inclui um Bacharelado e Licenciatura em História pela UFSC (1999), Bacharelado em Direito pela UNISUL (2014) e Mestrado em Direito pela UFSC.

Objetivos e Projetos para a Comissão de Ética e Conduta

1. Auxiliar no desenvolvimento de ações que reforcem a importância da integridade e da transparência no ambiente de trabalho, garantindo que todos os colaboradores compreendam e apliquem os princípios éticos estabelecidos no Código de Ética e Conduta.

2. Atuar na implementação de projetos que incentivem o respeito mútuo e a dignidade entre todos os membros do judiciário, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e seguros.

3. Propor e auxiliar na organização de programas de capacitação contínua sobre ética e conduta, assegurando que todos estejam atualizados sobre as melhores práticas e as diretrizes éticas do TJSC.

4. Propor e auxiliar na criação de mecanismos de apoio e orientação para servidores que enfrentem dilemas éticos ou situações de conflito, proporcionando um espaço seguro para discussões e resolução de problemas.

Meu trabalho nas CPEAMAS me permite estar comprometida com a temática e contribuir para o fortalecimento dos valores éticos e da conduta responsável dentro do PJSC, trabalhando em prol de um ambiente de trabalho justo, transparente e respeitoso para todos.

 

Maurício Walter Salles

A imagem mostra um homem de pele clara, cabelo curto e escuro, sentado em uma cadeira de couro marrom. Ele está usando uma camisa polo preta e olhando diretamente para a câmera com uma expressão neutra. O fundo é composto por painéis de madeira clara.
 

Para quem ainda não me conhece, sou o Maurício Walter Salles, 45 anos de idade, dos quais 15 dedicados ao TJSC, marido e pai em tempo integral, formado em Engenharia de Produção Elétrica pela UFSC em 2002 e Bacharel em Direito pela UNOESC, campus de Xanxerê, comarca onde exerço a função de Técnico de Suporte de Informática há 5 anos. Professor do curso de Formação de TSI da Academia Judicial desde 2022.

Tenho por valor o comportamento ético e prezo pelo tratamento honesto e igual entre as pessoas, porque, por trás de cargos e funções, o humano é nossa essência.

Peço aos colegas e amigos a confiança para que eu possa representá-los e perseguir objetivos comuns!

 

Michelle de Souza Gomes Hugill

A imagem mostra uma mulher sorrindo. Ela tem cabelos loiros, ondulados e na altura dos ombros. Está usando uma blusa preta e um bracelete dourado no pulso direito dela. A mulher está apoiando o queixo na mão direita e parece estar em um ambiente externo, com uma parede de bambu ou madeira ao fundo.
 

Sou servidora do Poder Judiciário Catarinense há cerca de 21 anos, dos quais Doutoranda em Psicologia (UFSC), na área de Psicologia Social e Cultura. Mestra em Direito (UFSC). Especialista em Gestão Pública (UFSC) Especialista em Direito Público (FURB). Especialista em Gestão da Inovação e Inteligência Comportamental no Poder Judiciário de Santa Catarina (Academia Judicial/TJSC). Bacharela em Direito (UNISUL). Bacharela em Administração Pública (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero), da UFSC. Supervisora do Projeto Ágora: grupos reflexivos para homens autores de violência (UFSC/PJSC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Participação Institucional Feminina do PJSC. Membro do Compliance Woman Commitee. Membro da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).

Caso eleita, pretendo atuar para aplicação do Código de Ética e Conduta, de modo que as pessoas que atuam no Poder Judiciário catarinense tenham conhecimento das condutas esperadas e não toleradas, bem como suas eventuais consequências, primando pela prevenção, diálogo e informações claras e objetivas.

 

Rodrigo Benedet Naspolini

A imagem mostra um homem jovem com cabelo castanho escuro, barba cheia e bem aparada. Ele está vestindo um terno azul escuro, camisa branca e uma gravata roxa. O fundo da imagem é neutro, de cor clara. Ele está olhando diretamente para a câmera com uma expressão séria, mas neutra.
 

Exerceu cargo comissionado em gabinete de desembargador no Tribunal de Justiça entre os anos de 2011 a 2017. Analista jurídico lotado no Tribunal de Justiça desde 2017, atuou em diversas funções na Diretoria-Geral Judiciária, na Secretaria Administrativa das Turmas Recursais e na Corregedoria-Geral da Justiça. Atualmente, é Coordenador do Núcleo I da Corregedoria-Geral da Justiça (núcleo disciplinar). A intenção da candidatura é contribuir com o Poder Judiciário no estabelecimento de um ambiente de trabalho movido pelo comprometimento ético e que potencialize a missão de oferecer à sociedade um serviço público eficiente e de qualidade.

 

Tuygui Steil Carmisin

A imagem mostra uma mulher de pele clara e cabelos loiros, lisos e longos. Ela está sorrindo levemente e olhando diretamente para a câmera. Seus olhos são claros e ela está usando maquiagem leve. A mulher está vestindo uma blusa vermelha. Ao fundo, há uma árvore de Natal decorada e uma estrela dourada na parede. O ambiente parece ser uma sala de estar.
 

Olá, sou Tuygui Steil Carmisin, formada em direito, estou no TJSC desde 2014, dos quais atuei na Vara da Infância e Juventude e no Jecrim em Joinville/SC.

Hoje estou com 46 anos, divorciada, sou filha, sou mãe de dois jovens lindos, tutora de três pets, atuo como Assessora de Gabinete do Juizado Especial Criminal e Anexos da Comarca de Joinville, sou militante no Coletivo Valente do SINJUSC e amante do direito e do que é direito, além de assuntos voltados ao autoconhecimento e espiritualidade, nos quais possuo formações livres.

Assim, entendo que tenho a contribuir uma visão segura e ética e conduta nas relações interpessoais e institucionais.

Conto com seu voto.

 

Wagner Luis Padilha

A foto mostra um homem de pele morena clara, cabelo preto e barba curta. Ele está vestindo um terno preto com uma camisa branca e uma gravata preta. Ele está tirando uma selfie em frente a uma janela grande, e ao fundo é possível ver uma vista de uma cidade com prédios, ruas e áreas verdes. O céu está claro e azul.
 

Meu nome é Wagner Luis Padilha, Técnico Judiciário no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e estou concorrendo à vaga de representante na Comissão de Ética e Conduta. Acredito na importância da integridade, ética e valorização dos servidores públicos para o bom funcionamento da instituição, visando a construção de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, onde todos possam se sentir ouvidos, respeitados e motivados a contribuir para a Justiça e o bem comum.

Se eleito, comprometo-me a trabalhar com imparcialidade, sensibilidade e foco nesses princípios.

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080