Voltar Congresso reúne profissionais de TI do Judiciário para atualização de conhecimentos 

A Associação dos Profissionais de Tecnologia da Informação do Poder Judiciário de Santa Catarina (Atijusc) reuniu especialistas, servidores e autoridades do Tribunal de Justiça e da administração pública local para seu 2º Congresso Estadual. O evento aconteceu em Piratuba, no Oeste, de 7 a 10 de dezembro, e oportunizou troca de ideias e experiências, além de contato com inovações tecnológicas, oficinas e discussões sobre questões pertinentes à categoria. O presidente do TJ, desembargador Altamiro de Oliveira, prestigiou os trabalhos. 

A Atijusc está em atividade há um ano e meio e comemora o sucesso da segunda edição do congresso que, além de integrar os profissionais presencialmente, busca atualização para melhora na prestação do serviço judiciário à comunidade. “Trouxemos especialistas, pesquisadores e empresas para apresentar o que há de mais novo no segmento tecnológico, no intuito de manter o profissional de TI do Judiciário catarinense alinhado com as inovações e capacitado para a melhor utilização das ferramentas em operação na instituição, oferecendo respostas mais rápidas às necessidades diárias dos servidores e magistrados. Tudo isso reflete no melhor atendimento ao jurisdicionado”, comenta o presidente da entidade, Giovanni Moresco.

Evento sobre inovações tecnológicas.
 

A solenidade de abertura, na quinta-feira (7), contou com a palestra “Oportunidades”, com Dalmir Sant'Anna, aberta aos familiares que acompanhavam os participantes e à população local. Na sexta-feira (8), Dia da Justiça, foram abordados “Recursos Avançados do Microsoft Teams”, com Nemo de Souza (TJSC-DTI); “Competências comportamentais em TI”, com Antônio Joaquim da Silva (consultor); “Desvendando o ChatGPT”, com Gustavo Pacher (HMP Advocacia); e “Inteligência Artificial: estamos seguros com ela?”, com Paulo Roberto Córdova (IFSC).

No sábado, os assuntos foram “Segurança e privacidade na internet”, com os policiais civis Rudy Souza Lisboa (TJSC-NIS) e Naelton Souza Damacena (TJSC-NIS); “Positivo Tecnologia - O tempo nos faz melhores”, com Rafael Leandro dos Santos (Positivo Tecnologia); e “Saúde mental e gerenciamento das emoções”, com a psicóloga Jordana Roberta Acordi de Franceschi de Oliveira (SESI).

A programação encerrou com a assembleia geral da categoria. Entre as definições estão a aprovação do advogado Arleny José Bellotto, responsável pela fundação da associação, para se tornar sócio benemérito; a aprovação de Jaraguá do Sul como local do 3º Congresso, em 2024; e a definição de diretrizes para reestruturação do suporte de TI e organização no atendimento de demandas em todas as comarcas do Estado, dando continuidade ao encontro realizado com o diretor-geral administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, sobre o assunto, na manhã do dia 8.

Evento sobre inovações tecnológicas.
 

“A ideia de realizar o congresso surgiu quatro meses após o início das atividades da Associação. Estamos muito felizes em concretizar a segunda edição. Ter a honra de receber o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Altamiro de Oliveira, e o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, mostra o reconhecimento da instituição e que estamos no caminho certo”, avaliou Moresco.

O presidente do TJSC reconheceu a dedicação dos profissionais de TI e ressaltou a satisfação de participar do evento. “O TJSC tem servidores muito qualificados e competentes. Por isso somos reconhecidos como um Tribunal de excelência, pela capacidade dos profissionais de informática, que estão sempre buscando inovação para auxiliar magistrados e servidores na realização do trabalho e dos julgamentos, seja com melhores sistemas, equipamentos ou mesmo com a aplicação de inteligência artificial. São servidores valorosos, que muito contribuem para que o TJSC tenha bom nome em nível nacional”, registrou Altamiro de Oliveira.

Solidariedade

Ações sociais em benefício da comunidade onde o evento aconteceu se tornaram parte da programação paralela do congresso. Em Piratuba, a Atijusc liberou para o público local o acesso às exposições do congresso e às palestras programadas para o evento, compartilhando o conhecimento levado pela associação à região. A aproximação com o poder público municipal possibilitou, também, a identificação da necessidade de equipamentos nas escolas públicas. Segundo o presidente da Atijusc, será providenciada parceria com o TJSC para repasse de computadores e acessórios.

Em outra inciativa, a servidora da comarca de Lages e diretora social da Associação, Angelita Aparecida Barroso, produziu naninhas para a creche de Piratuba. A entrega das famosas almofadas acontecerá em etapas, sendo que algumas ficarão na unidade escolar e outras irão para casa com as crianças. 

Imagens: Divulgação/Atijusc
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.