Voltar Confira a agenda das sessões do Tribunal do Júri em SC na próxima semana

Entre os casos, há homicídio de morador em situação de rua e tentativas contra mulheres

Na pauta dos Tribunais do Júri de comarcas catarinenses para a próxima semana há casos diversos. Alguns chamam a atenção pela forma como foram supostamente cometidos, como o caso do homem que morreu após ser atingido por 48 golpes de canivete. Outro, supostamente planejado por conta de uma briga relacionada a um imóvel. Há ainda caso em que o idoso foi morto dentro da própria casa e o acusado do crime seria um familiar. Entre os casos julgados também há um em que a vítima era uma pessoa em situação de rua. Abaixo, um resumo dos principais processos:

22/10 - Na comarca de São Francisco do Sul, um réu será julgado por um homicídio qualificado - por motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima - ocorrido entre a noite de 24 e a madrugada de 25 de julho de 2023, no bairro Vila da Glória. Segundo a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o acusado teria agredido a vítima, que foi surpreendida ao chegar em casa. Em tese, o réu teria ainda arrastado o corpo para um cômodo lateral, onde a vítima foi encontrada sem vida. De acordo com a acusação, o crime teria sido planejado, pois havia uma obstrução na fechadura da porta para impedir a entrada da vítima e sua busca por ajuda. O homicídio, supostamente, teria sido motivado por desavenças anteriores entre eles relacionadas ao imóvel da vítima. (Autos n. 50055895020238240061)

Dia 22/10 - O Conselho de Sentença da Vara do Tribunal do Júri da comarca da Capital vai julgar um homem acusado pelo crime de tentativa de homicídio qualificada. Segundo a denúncia do Ministério Público, em uma madrugada de janeiro de 2019, o acusado supostamente teria desferido diversos golpes de faca contra um outro homem, na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O crime teria ocorrido porque a vítima, acompanhada de amigos e amigas, estava perto do carro do acusado. Após supostamente importunar as mulheres, o acusado teria pego uma faca de churrasco e atacado a vítima ( Autos n. 036434-87.2020.8.24.0023).

23/10 – Na sessão de julgamento desta data o réu é um homem acusado de atentar contra a vida de um pastor, depois de apedrejar a igreja de responsabilidade do religioso, no bairro Engenho Braun, em Chapecó. Foi na noite de 3 de dezembro de 2021 que o acusado teria atirado tijolos nas vidraças, causando grandes prejuízos. Os ataques já vinham acontecendo há um mês. A vítima e outro homem saíram para a rua munidos com pedaços de madeira, quando o pastor foi atingido por um golpe de faca no pescoço. O suposto agressor foi preso na sequência. O homem responde por tentativa de homicídio e danos ao patrimônio alheio. (Autos n. 5032908-93.2021.8.24.0018)

24/10 - Um homem acusado de homicídio qualificado por motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca de Balneário Piçarras. Este júri é o 8º realizado este ano na comarca. De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o acusado teria cometido o crime na noite de 1º de janeiro deste ano, supostamente agredindo a vítima com golpes de lajota de concreto. O homicídio teria ocorrido após uma suposta discussão que levou à expulsão do réu da residência do tio. A vítima, um homem idoso, estaria dormindo no momento do ataque, sem chances de reação. A sessão será presidida pelo juízo da 2ª Vara da comarca de Balneário Piçarras. (Autos n. 50000068920248240048)

24/10 - Na comarca de Bom Retiro, na Serra, três homens vão sentar no banco dos réus acusados de tentativa de homicídio duplamente qualificada e, um deles, por homicídio duplamente qualificado. Em 2022, o grupo teria tentado matar a vítima, conforme a denúncia, com chutes, socos, pedradas e coronhadas na região da cabeça. Após cinco dias, um dos acusados teria ido até a casa do homem e o matado com tiros. Ambos os crimes teriam sido motivados pelos sentimentos de vingança e de retaliação, pois o ofendido não prestou depoimento para beneficiar um réu em processo relacionado a organização criminosa. ( Ação em segredo de justiça)

24/10 - Um homem será julgado por supostamente tentar matar a esposa que saiu para jantar com os dois filhos pequenos, em Joinville. De acordo com a denúncia, o acusado estaria embriagado e teria, em tese, atacado a então companheira com um facão. Depois de colocar os filhos na cama, ela saiu para trancar o portão quando teria sido atingida por golpes de facão na cabeça e nas costas. Uma vizinha interferiu e o homem fugiu. Ele responde por tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. O crime foi registrado em 7 de abril de 2018. (Autos número 0007675-27.2018.8.24.0038).

Dia 24/10 - Um homem sentará no banco dos réus para ser julgado pelo crime de homicídio qualificado, que ocorreu em outubro de 2019, na Estrada Dom João Becker, bairro Ingleses, em Florianópolis. Segundo a denúncia do Ministério Público, o acusado estaria acompanhado de, no mínimo, mais um colega quando supostamente teria matado uma pessoa em situação de rua. Os acusados teriam usado pedaços de madeira para matar a vítima, que dormia no início das agressões (Autos n. 5011202-73.2020.8.24.0023).

25/10 – Em sessão do Tribunal do Júri na comarca de Lebon Régis, no Meio-Oeste, um homem será julgado sob a acusação de, supostamente, ter matado outro com 48 golpes de canivete após simulação de um abraço. Segundo consta na denúncia, o réu teria agido por conta de um desentendimento relacionado a um serviço de transporte. A ação não durou mais de dois minutos, tendo supostamente continuado quando a vítima já se encontrava desfalecida ao chão. O homicídio foi considerado qualificado por motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel. (Ação em segredo de justiça)

Dia 25/10 - Pela suspeita de ter baleado uma policial militar, um homem será julgado pelo Conselho de Sentença da comarca da Capital pelo crime de tentativa de homicídio triplamente qualificada. De acordo com a denúncia do Ministério Público, o acusado e mais três homens teriam supostamente sequestrado um homem em Jurerê Internacional, em Florianópolis, em outubro de 2022, que teria sido obrigado a transferir R$ 2 milhões para os supostos criminosos. Durante a fuga, na rodovia SC-401, os criminosos teriam passado por uma viatura da Polícia Militar e uma policial foi ferida na perna. ( Autos n. 5012359-76.2023.8.24.0023)

25/10 – No Sul catarinense, um homem será levado a júri acusado de tentativa de feminicídio em Capivari de Baixo. De acordo com a denúncia, em 2002, o réu teria tentado contra a vida da ex-companheira ao acertar um golpe de faca nas costas por supostamente ela estar lhe devendo dinheiro. O crime ocorreu quando a vítima foi buscar o filho na casa mãe do acusado e, em tese, teriam entrado em discussão. O homicídio é considerado qualificado pelo motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. (Ação em segredo de justiça)

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.