Voltar Audiência pública discute desafios e futuro da inteligência artificial generativa no TJSC

Contribuição da sociedade civil é fundamental para a modernização da Justiça catarinense

Em busca de uma visão plural e informada sobre o impacto da utilização da inteligência artificial (IA) generativa no Judiciário, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promove uma audiência pública com o objetivo de reunir especialistas, representantes de entidades e sociedade civil para debater os potenciais e os desafios dessa tecnologia. O evento será realizado no próximo dia 9 de julho, a partir das 9h, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki.

A programação incluirá uma palestra com Leandro Mattos, especialista em inteligência artificial, abordando aplicações práticas e desafios da IA generativa no contexto judiciário. Além disso, serão apresentados cases de uso e haverá espaço para participação da sociedade civil, proporcionando discussão e contribuição de ideias. A audiência pública é uma chance de identificar oportunidades, abordar desafios e promover uma visão integrada sobre o futuro da Justiça em Santa Catarina.

A audiência pública pretende debater o tema, mas também fundamentar propostas de metas nacionais para o Judiciário em 2025, que serão submetidas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. Para realizar manifestação oral é necessário fazer inscrição antecipada enviando um e-mail para asplan@tjsc.jus.br até 5 de julho, com nome, instituição, e-mail e telefone de contato. Cada inscrito terá até 5 minutos para se expressar durante a audiência. 

A transparência, a eficiência e a melhoria contínua dos serviços judiciários são objetivos centrais do evento, que busca fortalecer o relacionamento entre instituições e otimizar os trâmites processuais. 

 

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.