Antônio Carlos Junckes dos Santos toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Antônio Carlos Junckes dos Santos toma posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça

O novo desembargador ingressou no Judiciário catarinense em março de 1995

18 Dezembro 2024 | 19h10min
  • Posse

Na última cerimônia realizada pelo Poder Judiciário no ano de 2024, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou na tarde desta quarta-feira, 18 de dezembro, seu mais novo desembargador, Antônio Carlos Junckes dos Santos. O juiz de direito foi eleito para o cargo em sessão extraordinária do Tribunal Pleno no último dia 4. 

Estiveram presentes na sessão solene, realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, autoridades ilustres das esferas federal e estadual dos três poderes, desembargadores e representantes de outros tribunais, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Associação dos Magistrados Catarinenses. 

O novo integrante do TJSC ingressou na sala de sessões conduzido pelo decano da Corte, desembargador Pedro Manoel Abreu – em sua derradeira solenidade como membro do Tribunal de Justiça –, e pelo desembargador mais moderno, Emanuel Schenkel do Amaral e Silva. A seguir, prestou o compromisso para o cargo e assinou o termo de posse. 

Em nome do Tribunal, Antônio Carlos Junckes dos Santos foi saudado pelo desembargador Renato Roberge, que celebrou sua amizade de 30 anos com o novo colega da Corte. Os dois foram aprovados no mesmo concurso da magistratura, em dezembro de 1994. “Vossa excelência pode estar certo: é um dos juízes que atuou de forma eficaz e fez solidificar esse bom conceito de que goza a magistratura de nosso Estado. Um juiz absolutamente firme, probo, com retidão de caráter e que tem amplo conhecimento do Direito e dos problemas sociais”, complementou. 

 

Já o empossado destacou em suas palavras iniciais como desembargador a trajetória como juiz, citando amigos da magistratura que o ajudaram nos momentos iniciais da carreira. “Trago comigo a pretensão de apenas somar. Ao passar a integrar esse respeitável Tribunal, firmo o compromisso de oferecer a minha modesta contribuição para juntos cumprirmos e engrandecermos a nossa função constitucional, que é aplicar justiça com agilidade e com temperança, mantendo a respeitabilidade conquistada por esta Corte desde a época de sua criação, em 1891”, ressaltou. 

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Oliveira Neto, deu boas-vindas a Antônio Carlos Junckes dos Santos, enaltecendo suas qualidades e a contribuição de quase três décadas ao Judiciário catarinense. “Passamos por uma transformação que o senhor também viverá, a de estar dentro de um colegiado. Vossa excelência vai perceber que não é mais um juiz sozinho. O Tribunal é uma construção de entendimento. No discurso que fez, o senhor mostra que está preparado, compreendendo o momento, e ocupará essa cadeira com a sabedoria, a honradez e o conhecimento que traz consigo”, afirmou no encerramento da cerimônia de posse. 

Natural de São José, o novo desembargador ingressou no Judiciário catarinense em março de 1995. Durante esse período, ele passou pelas comarcas de Jaraguá do Sul, Blumenau, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Lages. O magistrado foi o responsável pela implantação da Casa da Cidadania de São Miguel do Oeste. Na comarca de Lages desde junho de 2001, quando assumiu a Vara da Família, Órfãos, Infância e Juventude, ele passou para a 2ª Vara Cível em junho de 2003. 

Veja a galeria de fotos do evento. 

Imagens: Cristiano Estrela/TJSC
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080