Voltar AJ treina magistrados e servidores para criarem soluções com o auxílio da inteligência artificial

Treinamento vai capacitar cerca de 500 integrantes do PJ catarinense

A Academia Judicial (AJ) iniciou, ontem (16/9), a primeira turma do curso Artificial Intelligence at Work: do zero ao intermediário, que recebeu magistrados e assessores para se aprofundarem nas possibilidades que a inteligência artificial pode trazer para otimizar os processos de trabalho.  

Nos dois primeiros dias, os participantes, orientados pelos psicólogos e neurocientistas Leandro Mattos e Andressa Roveda, irão trabalhar em cima de resumos técnicos, trazendo a prática dos gabinetes em busca de soluções inovadoras. Na próxima semana, os participantes retornarão à AJ para construir seus próprios robôs, automatizando aplicações do gabinete. O processo visa a exploração das possibilidades de utilização do Copilot, uma ferramenta de inteligência artificial generativa que, diferentemente da inteligência artificial convencional, possui capacidade de gerar conteúdos mais robustos. De acordo com Mattos, a construção das soluções será feita em conjunto e a partir da própria prática de cada um dos participantes.  

“Durante dois meses visitamos gabinetes e conversamos com desembargadores e assessores para conhecer como se desenvolvem os trabalhos e levantar as demandas. Este curso não é um treinamento em inteligência artificial, mas em um programa que usa a tecnologia e que foi moldado especificamente para as demandas do Judiciário catarinense”, explicou Mattos. Nesse processo eles foram auxiliados pelo assessor técnico Ernani César dos Santos, da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJSC, que ajudou no mapeamento das possibilidades de uso da tecnologia e no levantamento de problemas do dia a dia dos gabinetes. 

Hoje (17/9) teve início uma segunda turma com mais 50 participantes, o que dará continuidade ao treinamento que irá capacitar cerca de 500 magistrados e servidores do Judiciário catarinense. 

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
Atendimento à imprensa e a magistrados:

Copiar o link desta notícia.