Relacionamento interpessoal - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dicas de gestão
As mudanças que vinham acontecendo nos últimos tempos ficaram ainda mais acentuadas com o isolamento social e a necessidade de trabalho em home office. E neste novo cenário, nos deparamos com diversas reflexões e transformações, sobretudo no que diz respeito às relações interpessoais que antes eram organizadas pelos ambientes (trabalho, casa, lazer, esporte, etc.).
Segundo Fritzen (1987, p. 73), "as relações interpessoais constituem a medula da vida. Elas formam e entretêm a nossa identidade pessoal. Em certo sentido, nós nos tornamos e ficamos aquilo que somos graças à atenção que nos é dispensada pelos outros". Ou seja, é na relação que nos constituímos e elaboramos quem somos.
Mas se antes a mudança de ambiente direcionava e moldava modificações específicas de comportamentos conforme a necessidade daquela dimensão da vida (possivelmente mais formal no trabalho, mais íntima em casa, mais informal no lazer, mais espontânea no esporte), agora, com todas as atividades restritas a um mesmo ambiente, surge o desafio de lidar com a diversidade das relações em espaço e tempo restritos. Somam-se a isso os sentimentos inerentes ao contexto da pandemia; as demandas em relação aos cuidados com a casa, a família e a saúde; as notícias do mundo; a insegurança econômica; as autoexpectativas em relação às entregas de trabalho; as revisões sobre a própria vida; entre tantos outros fatores.
Lidar com tantas mudanças simultâneas, aliadas às diferenças de valores de vida e de comportamentos, é um grande desafio em qualquer relacionamento, especialmente nos profissionais, nos quais precisamos nos relacionar bem com os outros para podermos realizar algo em conjunto. E a capacidade de produção, assim como a saúde física e psíquica, sofre impactos diretos da atmosfera de trabalho na qual a equipe está inserida.
Isso inclui a relevância da adoção de uma gestão humanizada, baseada em relações de diálogo, estímulo e confiança, que favoreça a motivação, a autorrealização e o desenvolvimento de competências, contribuindo para o aumento da produtividade e a construção de um clima organizacional harmonioso, com foco na qualidade de vida no trabalho.
Gestão é um processo pelo qual se mobiliza e coordena o talento humano, de modo que as pessoas, em equipe, possam promover resultados desejados. Ou seja, o grande desafio é desenvolver o potencial de cada pessoa para se obter maior comprometimento com resultados desejados, criando condições favoráveis no ambiente. É preciso buscar alternativas possíveis para efetivar a construção de uma instituição e de uma sociedade que participem do processo, permitindo o planejamento que envolva todos os sujeitos capazes de falar, agir, discutir e decidir.
No entanto, como oferecer algo nesse sentido se os gestores também estão vivenciando a mesma experiência humana de pandemia e home office?
Entre as diversas reflexões sobre este questionamento, a comunicação e a confiança assumem especial relevância. Afinal, para manter a equipe engajada, produtiva e motivada, é necessário estabelecer uma comunicação saudável, eficaz e com empatia, bem como estreitar os vínculos de confiança que auxiliam na manutenção da sintonia entre gestores e equipes. Portanto, confiar na equipe se torna uma premissa para o trabalho em home office.
O gestor tem papel muito importante nas relações interpessoais. Cabe a ele desenvolver a habilidade de reconhecer suas limitações e potencialidades para, então, ampliar a conexão com os demais colaboradores, seja criando espaços para a escuta real e para a fala que inclui os sentimentos, seja estimulando ideias baseadas em uma linguagem clara e acessível, que permita a compreensão da mensagem e a integração da equipe. A propósito, a oitiva de diferentes pontos de vista contribui de sobremaneira para a construção de novas soluções e para o planejamento de novas ações, quando necessário.
É certo que ações humanizadas, pautadas na consideração, cooperação, confiança e união, são essencialmente benéficas para a saúde, para o desenvolvimento pessoal, para o alcance dos objetivos e, sobretudo, para a construção de um mundo melhor.
Se você deseja desenvolver esta fundamental competência, conheça a página das Competências Gerenciais e siga acompanhando as próximas dicas.