Comunicação Não-violenta - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dicas de gestão
Quando pensamos em gestão de pessoas, a palavra-chave é COMUNICAÇÃO.
O investimento em conhecimentos nessa área é imprescindível para um bom gestor; afinal, como vimos na dica sobre comunicação e feedback, a comunicação constitui o pilar de qualquer relação interpessoal.
Por isso, nesta dica será apresentada a metodologia de Comunicação Não-Violenta (CNV), desenvolvida pelo psicólogo Marshall Rosenberg, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina a comunicação eficaz e com empatia.
Esse método está baseado na compreensão dos sentimentos e das necessidades que estão ocultas em cada fala. Nas palavras de Rosenberg (2006, p. 21-22):
A CNV nos ajuda a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros. Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando. [...] A CNV nos ensina a observarmos cuidadosamente (e sermos capazes de identificar) os comportamentos e as condições que estão nos afetando. Aprendemos a identificar e a articular claramente o que de fato desejamos em determinada situação. A forma é simples, mas profundamente transformadora.
Nesse sentido, a CNV favorece a ampliação da empatia e da aceitação da diversidade humana, promovendo verdadeira conexão entre as pessoas.
Rosenberg organiza o método em 4 componentes:
#1 Observação: observar o que realmente está acontecendo em determinada situação, ou seja, os fatos concretos, colocando de lado os julgamentos antecipados e as críticas;
#2 Sentimento: identificar como se sente em relação ao que é observado. Mas atenção: sentir é diferente de interpretar pensamentos! Devemos identificar e dar nomes às emoções que estão se manifestando, como por exemplo: medo, desconforto, vergonha, raiva, confusão, frustração, cansaço, felicidade, entre outros;
#3 Necessidades: reconhecer a necessidade que está gerando o sentimento, como por exemplo: segurança, acolhimento, apoio, respeito, aceitação, compreensão, honestidade, confiança, liberdade, entre outras;
#4 Pedido: realizar os pedidos de forma que contemple o atendimento às nossas necessidades.
Assim, uma fala utilizando a Comunicação Não-Violenta poderia ser expressa da seguinte forma:
Quando você determinou o cumprimento imediato daquela tarefa [observação], eu me senti desconfortável e desorientado [meus sentimentos], pois preciso compreender a razão da urgência [minha necessidade]. Em uma próxima vez, você poderia me contextualizar da importância de sua determinação? [meu pedido]
Para saber mais sobre esta metodologia, assista a entrevista.