Comunicação e feedback - Servidor - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dicas de gestão
A comunicação é um pilar de sustentação para qualquer organização e principalmente, para qualquer relação interpessoal.
Trata-se de um processo dinâmico e contínuo que permite aos membros da organização trabalhar em conjunto, cooperar e interpretar as necessidades e as atividades diárias.
Quando falamos em comunicação sempre aparece o termo feedback. Esse termo é comumente utilizado no sentido de comunicarmos a outra pessoa nossa percepção sobre algo que se fez ou disse, ouvindo também seu ponto de vista, por isso o seu significado "retroalimentação".
O feedback está presente em nosso dia a dia, em nossas relações interpessoais, porém, na maioria das vezes, ele não ocorre de forma consciente, planejada ou organizada.
Por isso, diante de sua importância para o desenvolvimento dos servidores e consequentemente da organização, é fomentada a realização de reunião de feedback durante o período da avaliação de desempenho semestral dos servidores.
Nesta reunião, espera-se que o gestor apresente sua percepção sobre o desempenho, destacando acertos e definindo, em conjunto com o servidor, ações necessárias para a melhoria dos aspectos que apresentam oportunidades de desenvolvimento.
"O feedback é uma via de mão dupla que, para ser eficaz, precisa ser bem entendido, tanto por quem aplica, como por quem recebe". (ALBUQUERQUE, 2015)
Algumas atitudes podem contribuir para que o feedback favoreça o desenvolvimento. São elas:
- Para quem dá o feedback: planejar os tópicos a serem abordados; realizar a reunião em momento propício e local reservado; ser específico e não generalizar; ser explicito e claro; ser franco, porém sem agressividade ou menosprezo; ouvir e estar aberto a percepções distintas das suas.
- Para quem recebe o feedback: ouvir sem interromper para justificar; apresentar sua percepção objetiva sobre o fato; buscar conhecer a percepção de outros colegas sobre alguma atitude sua; estar aberto a sugestões e disposto a mudanças.
A indiferença é tão significativa quando a inexistência do feedback. Quem realmente busca melhorar, tanto como profissional, quanto como pessoa, não fica indiferente, mas reflete em todos os sentidos sobre o que recebeu e procura, se possível, melhorar o ponto discutido. (MARTINELLI, 2006).
Para saber mais sobre o feedback, o Portal do Servidor traz, nas Dicas de Avaliação, uma dica específica sobre este tema. Aproveite!