Websérie do TJ e New School sobre violência doméstica para jovens é destaque em Brasília - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Iniciativa foi elogiada em evento sobre inovação no setor público
- Reconhecimento
O projeto “O Cuidado Transforma” foi tema de um dos painéis apresentados no evento “Redes na Estrada”, promovido pela WeGov em Brasília, nos dias 21 e 22 de novembro. O painel “O poder da linguagem na comunicação sobre violência doméstica” reuniu a secretária da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Michelle Hugill, e o fundador e CEO da startup New School, Jotapê Malara, para falar sobre a iniciativa e seus resultados.
“O Cuidado Transforma” criou uma nova maneira de tratar de um tema delicado e doloroso, sobretudo para as mulheres. Desenvolvido entre o TJ – por meio da Cevid e da Assessoria de Planejamento (Asplan) – e a startup, o projeto mobilizou milhares de jovens no Brasil num mix de curso, websérie e jogo, com distribuição de prêmios aos vencedores.
A ideia surgiu de uma inquietação: como falar com os jovens, de forma simples e atrativa, sobre violência doméstica? E como sensibilizá-los para uma questão tão importante e difícil? Uma junção de conhecimentos e de áreas trouxe a solução.
Como resultado, “O Cuidado Transforma” tornou-se um case de sucesso que conquistou o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi escolhido para ser apresentado no EXPOJUD USA, evento realizado em agosto no Estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Durante o painel também foi apresentada a websérie “O Cuidado Transforma”. De caráter ficcional, ela se desenvolve em 16 episódios curtos, de seis minutos, que tratam do assunto numa linguagem atrativa, simples e, ao mesmo tempo, contundente. Os atores são profissionais. Os quatro primeiros episódios estrearam nas redes sociais do TJSC na última sexta-feira, 22 de novembro.
“Quando simplificamos e adaptamos a linguagem, tornamos os direitos mais acessíveis e ajudamos a romper o ciclo da violência. Jovens bem-informados tornam-se agentes transformadores em suas comunidades, criando uma cultura de respeito e igualdade”, lembrou Michelle Hugill ao fim do painel.
A secretária da Cevid também deixou ao público do “Redes na Estrada” uma provocação. "Quantas vezes uma frase bem escolhida pode salvar uma vida? A mudança começa na forma como nos comunicamos. Convido todos a se engajar: compartilhem informações, apoiem iniciativas e, principalmente, conversem sobre o tema, pois cada palavra inclusiva e acolhedora é um passo na luta contra a violência doméstica", complementou.
O “Redes na Estrada” é a versão on the road do evento anual da startup WeGov, focado na interseção entre uso de redes sociais, tecnologia e inovação no setor público.
Websérie nas redes sociais do TJSC
A websérie "O cuidado transforma, violência doméstica também é matéria de escola" começou a ser exibida nas redes sociais do TJSC na semana passada. São 16 episódios de curta duração (seis minutos cada), que serão postados ao longo de quatro semanas. A série ficcional sobre violência doméstica é voltada para o público jovem e trata o assunto numa linguagem atrativa e simples, com atores profissionais.
O conteúdo da série foi supervisionado pela Cevid, do TJSC, comandada pela desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho. A produção é da startup New School. A exibição da série nas redes sociais do TJSC faz parte da campanha "21 Dias de Ativismo", promovida pelo CNJ de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2024.