Voluntários levam música para o encerramento da oficina de saúde mental no Meio-Oeste - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
- Novos Caminhos
Os voluntários Júlia Coronetti e Marcos Roque Coronetti, pai e filha, participaram na comarca de Joaçaba do encontro de encerramento da oficina de saúde mental proposta aos participantes do programa Novos Caminhos. Ao som de sanfona e violão, a dupla levou alegria e descontração num momento que por si só já traria contentamento. Ao todo, foram seis reuniões com atividades diversas para tratar do tema com os adolescentes e os cuidadores dos serviços de acolhimento de Joaçaba, Tangará, Herval d'Oeste e Capinzal.
Iniciada em maio, a oficina contou com a parceria do curso de Psicologia da Unoesc e das acadêmicas da 9ª fase. Neste último encontro, os acolhidos e os cuidadores participaram juntos. Todos puderam relatar os resultados de integrar o grupo. Para os cuidadores, os encontros foram momentos de partilha e fortalecimento, quando puderam identificar situações similares e trocar experiências. Eles acreditam que para o segundo semestre, embasados no que lhes foi proporcionado, poderão se aprofundar nas questões relacionadas ao cuidado das emoções.
Os adolescentes fizeram seus relatos. Uma das garotas, de 14 anos, destacou a importância do trabalho coletivo. "No grupo é possível conversar sobre seus sentimentos com outros adolescentes, que possuem as mesmas emoções, inseguranças e ansiedade. Essa partilha e observação nos trouxe formas para acalmar a ansiedade e auxiliar a refletir sobre o nosso comportamento." A adolescente conta que as notas na escola tiveram melhora, e ela começou a desenhar e a ler. Ainda, disse que deseja continuar participando das oficinas de saúde mental no segundo semestre. No encontro final teve dança, lanche especial e sorteio de brindes.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)