Voluntariado, a faceta que pouca gente conhece do programa Novos Caminhos - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Voluntariado, a faceta que pouca gente conhece do programa Novos Caminhos
07 Novembro 2023 | 08h53min
  • Solidariedade

Iniciativa pioneira da Justiça catarinense e da FIESC, o programa Novos Caminhos envolve, nos dias de hoje, 900 colaboradores e também voluntários empenhados em apoiar os jovens que vivem acolhidos em Santa Catarina. Na parte do voluntariado, por exemplo, estudantes dos cursos de Engenharia do UniSENAI/SC oferecem aulas de reforço de matemática às crianças e adolescentes. Só neste ano, jovens de sete casas de acolhimento receberam essas lições especiais.

Todos os voluntários são preparados para participar da ação a partir de um alinhamento com o representante da casa, geralmente o psicólogo responsável. Ele explica o papel do acolhimento na vida das crianças, orienta os acadêmicos para algumas situações que podem ocorrer no contato com os jovens e, claro, a conduta esperada durante a aplicação das aulas.

O projeto foi iniciado porque as coordenações das casas de acolhimento de Jaraguá do Sul e região identificaram a dificuldade dos jovens na matemática, problema percebido também nos abrigos de Blumenau e Joinville.

De acordo com Cristiana Baldissera De Paris, interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC com foco no UniSENAI/SC, “é visível o efeito positivo do projeto, não somente para as crianças mas também para os acadêmicos”. Cristiana conta que os voluntários gostam tanto da experiência, ao se envolverem com coração e seriedade, que ficam ansiosos para continuar no próximo semestre. “É uma satisfação envolver os acadêmicos e vê-los colocar em prática a empatia na tentativa de minimizar, de alguma forma, a desigualdade social.”

Quem acompanha o resultado das aulas de reforço de pertinho é Jamile Saldanha, assistente social do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) de Guaramirim. “Chama atenção nas aulas de reforço a metodologia utilizada, porque os alunos se sentem estimulados e nos trazem sempre relatos positivos.”

Criado no Tribunal de Justiça, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Novos Caminhos atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 214 instituições de acolhimento de Santa Catarina.

Atualmente, além do TJSC, FIESC e AMC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio - SESC/Fecomércio.

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080