Tribunal de Justiça de Santa Catarina terá um novo pórtico na entrada principal - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Obra de revitalização da parte frontal do TJ vai garantir acessibilidade arquitetônica
- Obras
A obra de revitalização da parte frontal do complexo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) vai garantir acessibilidade arquitetônica, além de aprimorar as áreas paisagísticas. A previsão da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) é que os trabalhos estejam concluídos até o primeiro semestre de 2025. Por conta disso, as duas torres do TJSC têm um novo acesso para pedestres até o dia 23 de outubro de 2024.
“O projeto de revitalização do TJSC é uma obra arquitetônica abrangente que visa aprimorar as áreas paisagísticas. Ele inclui a preservação de árvores nativas e a remoção de vegetação invasora (exótica), além de criar um espaço de convivência próximo à Capela Ecumênica de Santa Catarina de Alexandria, que contará com um sistema de recirculação de lâmina de água”, disse o diretor da DEA, engenheiro Everton William Tischer.
A revitalização prevê ainda a construção de um novo pórtico na entrada frontal, a modernização dos letreiros e a substituição da pavimentação das calçadas. Segundo o diretor da DEA, essas melhorias garantirão acessibilidade arquitetônica até a entrada principal do edifício.
“O objetivo principal do projeto é otimizar a ocupação dos espaços na parte frontal do prédio e aprimorar as fachadas da Torre I do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Essas melhorias não só realçarão a estética do edifício, mas também proporcionarão um ambiente mais acolhedor e acessível para todos", completou o engenheiro Everton William Tischer.
Acesso ao TJSC
Atualmente, para chegar às Torres I e II do TJSC, os interessados devem acessar, no lado direito do pórtico de entrada de veículos, o caminho destinado ao Fórum Central da comarca da Capital. No início das vagas cobertas, os ingressantes devem utilizar as faixas de pedestres para alcançar a Torre I e, posteriormente, a Torre II.