Tribunal de Justiça de Santa Catarina passará por inspeção de rotina do CNJ em junho - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Trabalhos da Corregedoria Nacional acontecerão de 3 a 7 de junho
- CNJ
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) receberá, entre os dias 3 e 7 de junho, inspeção de rotina a ser realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça do CNJ. A informação foi divulgada pelo presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, durante a sessão administrativa do Órgão Especial realizada na manhã desta quarta-feira (15/5). “Todos nós, integrantes do corpo dirigente, assim como os demais responsáveis pelas estruturas judiciais e administrativas do Poder Judiciário catarinense, estamos prontos e aptos a prestar com precisão as informações solicitadas neste trabalho a ser desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça”, afirmou o presidente.
Durante a sessão, o desembargador Francisco fez também um breve resumo sobre as ações desenvolvidas pelo Judiciário estadual em favor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, atingido juntamente com o Estado vizinho por uma das piores crises climáticas registradas no país. O magistrado relatou que mantém contato diário com seu colega presidente da Corte gaúcha como forma de se atualizar e tomar ciência do quadro e das principais necessidades lá registradas. O presidente lembrou que o TJSC já promoveu a destinação de recursos oriundos das penas pecuniárias e incentivou a realização de campanhas para encaminhamento de donativos aos atingidos em território gaúcho.
Destacou ainda todo o esforço empreendido pelo Tribunal, através de seus diretores e técnicos, para abrigar o sistema eletrônico que movimenta a Justiça gaúcha, tanto de 1º quanto de 2º grau, no eproc-SC. “Foi um trabalho hercúleo, realizado durante um final de semana, para garantir o funcionamento da Justiça Estadual do Rio Grande do Sul em regime de plantão, baseado na criação em tempo recorde de uma unidade em regime de exceção que foi capaz de atendê-los em um momento extremamente crítico”, descreveu o desembargador Francisco Oliveira Neto. Por fim, informou ainda que duas equipes do Núcleo de Segurança Institucional (NIS) seguiram nesta madrugada ao Rio Grande do Sul para reforçar o esquema de segurança naquele Estado.