TJSP, o maior tribunal do mundo, vem a SC para conhecer de perto o sistema eproc - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Magistrados e servidores da Justiça paulista farão imersão de três dias
- Eproc
Uma comitiva do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) chegou nesta quarta-feira (22/5) a Florianópolis para conhecer in loco o funcionamento do sistema eproc, utilizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) desde 2019. Durante os próximos três dias, os magistrados e servidores da Justiça paulista farão uma imersão que inclui a apresentação detalhada das fases de implantação e visitas às unidades judiciárias de primeiro e segundo grau na capital para ver, na prática, como funciona o sistema no âmbito da Justiça catarinense.
Na manhã de hoje (22/5), o grupo paulista foi recebido pelo presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto. “Gostaria de agradecer a presença de todos vocês e dizer que estamos à inteira disposição para repassar todas as informações de que dispomos sobre o sistema eproc. Temos uma série de projetos em andamento, e esse contato é fundamental para que a gente possa consolidar essa troca de experiências”, assinalou.
O desembargador Antônio Carlos Alves Braga Júnior, coordenador para Assuntos de Informática do TJSP, explicou que a visita técnica quer conhecer a fundo a experiência catarinense porque a Justiça paulista utiliza o SAJ, sistema empregado pelo PJSC antes da migração para o eproc. “O TJSP, neste momento, está em tratativas com o CNJ e acabou antecipando esse debate sobre nosso futuro tecnológico. A nossa dúvida é se vamos continuar com o SAJ ou se precisamos de uma substituição de sistema. E aí o sistema eproc seria a opção óbvia, pois é uma iniciativa de sucesso. E nós precisamos conhecer o máximo possível desse sistema para subsidiar o presidente do TJSP, nos próximos meses, com informações para tomada de decisões”, frisou Braga Júnior.
A comitiva paulista, ao longo desses três dias, será ciceroneada pelos integrantes da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). “Estamos recebendo com muito orgulho a equipe do TJSP. Eles vêm conhecer nossa jornada, que foi muito exitosa, e também o desenvolvimento, sustentação e melhoria do sistema como um todo. Eles estão passando por uma necessidade de transição de sistemas e aqui vieram colher subsídios para apoiar uma possível escolha pelo sistema eproc. Serão três dias intensos de muita colaboração, muita troca de conhecimentos, desde entender o contexto que foi vivido por Santa Catarina até informações sobre como se usa o sistema e a parte de infraestrutura”, pontuou o diretor de TI do TJSC, Daniel Moro.