TJSC fecha primeiro semestre com acervo líquido de 2º grau abaixo de 90 mil processos  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJSC fecha primeiro semestre com acervo líquido de 2º grau abaixo de 90 mil processos 

Número não era registrado desde 2019 

15 Julho 2024 | 17h34min
  • Prestação Jurisdicional

Por meio de uma série de iniciativas, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) tem garantido mais celeridade e eficiência em sua prestação jurisdicional. Como resultado, o número do julgamento de processos no 2º grau de jurisdição tem sido, mês a mês, superior ao do ingresso de novas ações. O primeiro semestre do ano fechou com um acervo líquido de 87.147 processos.

Desde 2019, quando os painéis de "Business Intelligence" (BI) foram implementados para a análise de números e informações do Judiciário catarinense, o acervo líquido jamais esteve abaixo de 90 mil processos. O feito reflete medidas adotadas nesta e nas últimas gestões.

A criação das câmaras especiais de enfrentamento de acervos é uma delas. Instalados em abril, os três órgãos fracionários iniciaram as sessões em maio. Até o final de junho, já conseguiram julgar o total de 3.086 processos.

A 1ª Câmara Especial de Enfrentamento de Acervos, com competência na área comercial, julgou 1.964. A 2ª Câmara, por sua vez, com competência na área cível, julgou  612. Também na área cível, a 3ª Câmara julgou 510 processos no período.

Do total, 2.814 foram julgamentos colegiados e 272, julgamentos unipessoais. O total de processos a serem julgados pelas três câmaras é de 9.227, dos quais 9.151 estão em andamento – 76 foram suspensos ou sobrestados. Vale lembrar que as competências cível e comercial concentram 85% dos processos que integram o acervo líquido do 2º grau.

Iniciativas

De início, o Poder Judiciário catarinense tratou de reforçar a prestação jurisdicional de 1º grau com a ampliação de sua estrutura. O eproc foi implantado em 2018. A seguir, houve investimento em regionalização, automações e especialização de competências de magistrados. Também houve a instalação de 20 novas varas.

Após a pandemia, o foco voltou-se ao próprio TJSC. O provimento de novos servidores, o regime de cooperação de servidores em gabinete e cooperação de magistrados, e a instalação de dois novos órgãos fracionários – a 6ª Câmara de Direito Comercial e a 8ª Câmara de Direito Civil – foram medidas de destaque.

Para completar, a criação de dois cargos de desembargador e 16 juízes de 2º grau por meio de projeto de lei complementar, aprovado pela Assembleia Legislativa em 2022, propiciou o maior salto na prestação jurisdicional. No 1º grau, o foco atual é a implantação das 17 novas varas regionais de garantias em Santa Catarina - sete delas já efetivadas. 

Imagens: Divulgação/Deposithphotos
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080