Hoje, o Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATJUS) já emite essas notas técnicas. A pretensão inicial, segundo Rafael Sandi, é que a equipe da universidade possa colaborar com a produção de mil notas técnicas por mês, para dar vazão à demanda acumulada. “Nosso interesse como instituição não é apenas prestar o serviço em si, mas desenvolver protocolos e tecnologia para melhorar esse fluxo”, destacou Maria Cristina Marino Calvo, coordenadora-geral do Núcleo de Telessaúde da UFSC.
O Telessaúde da UFSC é financiado pelo Fundo Nacional da Saúde, do Ministério da Saúde. Desde 2007, os serviços ofertados por meio de uma plataforma on-line pública atendem a 100% dos municípios catarinenses, com serviços de teleconsultoria, tele-educação, telediagnóstico e segunda opinião formativa aos profissionais da Atenção Primária à Saúde e a gestores municipais.
A demanda é urgente, daí a ideia que a parceria entre a UFSC, o NATJUS e até mesmo outras instituições ocorra o mais breve possível. Também participaram da reunião, na sede do TCE/SC, Fabio Augusto Hachmann e Ricardo Ribas, do gabinete do conselheiro; Monique Portella, diretora-geral adjunta de Controle Externo; Antonio Fernando Boing, Patrícia Maria de Oliveira Machado e Josimari Telino de Lacerda, da UFSC; e a médica Cristina Pauluci.