TJSC apresenta seu trabalho de combate ao assédio no trabalho em evento na UFSC  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJSC apresenta seu trabalho de combate ao assédio no trabalho em evento na UFSC 

Des. Júlio Melo falou sobre atuação das CPEAMAS 

22 Novembro 2024 | 10h54min
  • Assédio

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de Todas as Formas de Discriminação (CPEAMAS), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), participaram ativamente do Ciclo de Debates: Assédio Moral e Sexual – Prevenção e Responsabilização Cível, Criminal e Administrativa, realizado nesta quinta-feira, 21 de novembro, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC).

Promovido em parceria com o Departamento de Processos Disciplinares da UFSC, o evento reuniu especialistas para discutir estratégias de combate ao assédio nos âmbitos acadêmico e profissional. Entre os palestrantes e convidados estavam o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, presidente das CPEAMAS do TJSC; Juliano Scherner Rossi, procurador chefe da Procuradoria Federal na UFSC; Luana Renostro Heinen, professora de direito e secretária de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC; e Elizete Lanzoni Alves, professora de direito da UFSC e servidora aposentada do PJSC, ex-coordenadora da Comissão Permanente de Processo Disciplinar do TJSC (CPPD).

O desembargador Júlio César abriu sua participação no evento com uma apresentação sobre a importância das comissões na promoção de um ambiente de trabalho ético e acolhedor. Ele enfatizou o papel das CPEAMAS no fortalecimento de relações institucionais pautadas pelo respeito e pela dignidade. “A existência de comissões como as CPEAMAS é essencial para transformar a cultura organizacional e garantir que nenhum servidor ou colaborador se sinta desamparado diante de situações de assédio ou discriminação”, declarou.

Após a exposição do desembargador, a secretária das CPEAMAS, Liara Mirna Souza, complementou a apresentação ao abordar os objetivos, o fluxograma de funcionamento, casos concretos e boas práticas das comissões, como a introdução da mascote das CPEAMAS, que simboliza o compromisso com a humanização e o acolhimento no tratamento de casos sensíveis.

Para encerrar o encontro, foi aberto um espaço de interação em que os participantes puderam esclarecer dúvidas diretamente com os palestrantes e contribuir para o debate.

“A participação das CPEAMAS do TJSC reforçou o compromisso do Poder Judiciário catarinense em promover um ambiente laboral saudável e seguro e consolidar o trabalho das comissões como referência no enfrentamento do assédio e da discriminação em instituições públicas”, avaliou o desembargador Júlio. 

Imagens: Divulgação/Cpeamas
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080