TJ celebra Dia dos Povos Indígenas com podcast que discute projeto da Cevid com etnias - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar TJ celebra Dia dos Povos Indígenas com podcast que discute projeto da Cevid com etnias

'Conexão Justiça' entrevista magistrada sobre cartilha que aborda Lei Maria da Penha nas aldeias

15 Abril 2025 | 14h02min
  • Comemoração

O Brasil comemora nesta semana, em 19 de abril, o Dia dos Povos Indígenas. A data foi criada pelo Decreto-Lei n. 5.540/1943, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, que então celebrava o “Dia do Índio”.

Para marcar a passagem desse dia, o Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do Tribunal de Justiça lança nesta terça-feira, 15 de abril, mais uma edição do "Conexão Justiça", podcast que entrevista a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), para falar sobre o projeto desenvolvido por aquele órgão do TJ em favor de três etnias que vivem em Santa Catarina: xokleng, kaingang e guarani.

O projeto de tradução da Lei Maria da Penha para línguas indígenas começou em 2022, quando o TJSC firmou um termo de cooperação técnica com o TJ do Mato Grosso do Sul, que já havia desenvolvido iniciativa semelhante naquele Estado. A partir dessa parceria, Santa Catarina adaptou o trabalho a sua realidade e traduziu a lei para guarani, kaingang e xokleng — as três principais etnias do Estado.

Após obter a permissão do Conselho de Povos Indígenas (Cepin), a Cevid visitou as três principais aldeias em território catarinense e, a partir do contato com as mulheres originárias, trabalhou na elaboração das cartilhas. “Nós solicitamos ajuda das próprias indígenas. Realizamos muitas reuniões com a equipe da Cevid nas aldeias”, relatou a desembargadora.

"Ao nos aproximarmos dos povos indígenas, aprendemos a cada passo que a proteção dos direitos das mulheres precisa respeitar a diversidade de culturas e tradições. Esta parceria com o Mato Grosso do Sul foi fundamental para que pudéssemos dar início a esse trabalho em Santa Catarina", afirmou a desembargadora Hildemar. 

Acompanhe a entrevista na íntegra em nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080