Setembro Branco é marcado, em Joinville, por palestras sobre comunicação não violenta - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Setembro Branco é marcado, em Joinville, por palestras sobre comunicação não violenta
27 Setembro 2019 | 15h32min
  • Palestra

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Joinville organizou, na tarde desta sexta-feira (27/9), uma programação especial do Setembro Branco, com o objetivo de destacar o Dia Internacional da Paz. Este evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville e reuniu representantes de instituições e comunidade. Quem abriu os trabalhos foi o psicólogo Alexandre Aleixo, destacando que as pessoas precisam ser mais gentis no dia a dia. "Ultimamente, as pessoas estão violentas, seja em casa, na escola ou no trabalho. Quero deixar um recado importante para vocês: quanto mais eu cuidar de mim, mais eu vou estar preparado para cuidar dos outros", alerta o palestrante.

Ainda dentro da programação do evento, representantes de instituições apresentaram casos sobre a comunicação não violenta e enumeraram os trabalhos desenvolvidos por estas instituições parceiras. O Centro de Educação Infantil Maria Ofélia Guimarães apresentou os trabalhos realizados com os alunos. Já a Escola Estadual Gertrudes Benta Costa destacou as vantagens dos seis pilares do programa "Caráter Conta", que compreende: sinceridade, respeito, responsabilidade, zelo, senso de justiça e cidadania. Também ressaltou os trabalhos do Grupo de Educação e Prevenção (Nepre) que se reúne todas as semanas para conversar sobre situações no ambiente escolar, como drogas, suicídio e bullying.

A Pastoral Antialcoólica fez um relato das atividades que realizam e conscientizando pessoas para o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O grupo apresentou dados estatísticos de mortes no trânsito devido ao registro de motoristas embriagados. A Pastoral Carcerária de Joinville contou sobre suas atividades promovidas com os apenados do Presídio Regional e da Penitenciária Industrial, ambos localizados na maior cidade de Santa Catarina.

De acordo com a coordenadora da CPMA de Joinville, Aline Sikorski, foi um evento bastante importante que teve como ponto principal a comunicação não violenta. "Ficamos muito felizes com a exposição dos grupos, da palestra motivacional e da presença da comunidade. O Setembro Branco já está em sua quarta edição", comenta Aline. O evento foi realizado pela Central de Penas e Medidas Alternativas de Joinville, pertencente à Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, idealizado pela Coordenação Técnica Operacional das Centrais de SC, em parceria com o Tribunal de Justiça de SC e com o Ministério Público de SC.

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) localiza-se no Fórum de Joinville e é responsável pelas pessoas que estão cumprindo prestações de serviços à comunidade. "Estas penas e medidas alternativas são instrumentos educativos, fazendo com que o beneficiário permaneça no meio social e, com isso, auxilie a comunidade como agente de transformação", destaca a coordenadora. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080